A partir das 14h, desta sexta-feira (31), o Escutar e Pensar aborda as questões relacionadas à sexualidade infantil e a erotização precoce, sob o ponto de vista das análises de Sigmund Freud. O programa, apresentado por Maria Lívia Marchon, tem a participação de Lourdes Negreiros e Micheline Andrade, psicanalistas da Sociedade Psicanalítica de Fortaleza (SPFOR).
As descobertas de Freud o levaram a definir que o desenvolvimento da sexualidade infantil se divide em três fases, de acordo com a zona erógena (local onde o indivíduo sente mais prazer a partir de estímulos). A primeira é a fase oral, que inicia a partir do nascimento e está ligada diretamente a nutrição. A segunda é a fase anal, que inicia a partir do segundo ano de vida e está ligada ao controle muscular. A terceira é a fase fálica, que inicia a partir dos três anos de idade e é o momento em que se começa o reconhecimento entre masculino e feminino, com o desenvolvimento dos órgãos genitais.
O programa Escutar e Pensar vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 14h e tem produção e apresentação de Maria Lívia Marchon.