Reprodução/Internet
O programa Saúde e Prevenção desta segunda-feira (6), às 14h, discute sobre gravidez de alto risco, com apresentação do jornalista Fred Miranda, e tendo como convidado o médico ginecologista e obstetra Everardo de Macedo Guanabara.
Entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) 2000-2015, está prevista a meta de redução de 75% da mortalidade materna ao redor do mundo, para uma taxa de 35 casos a cada 100 mil nascimentos. Porém, segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil ainda acontecem 62 mortes a cada 100 mil nascimentos, devido a complicações no parto e no período bastante sensível do resguardo. O governo, a sociedade civil e obstetrícia têm voltado a atenção para reduzir a alta taxa de cesarianas, incentivando o parto natural e valorizando os saberes tradicionais das parteiras. É importante investir na assistência à gravidez no sistema público, para promover saúde, bem estar e qualidade de vida para toda a população desde os primeiros estágio de desenvolvimento do feto no interior do útero da mãe.
O programa Saúde e Prevenção vai ao ar toda segunda-feira, de 14h às 14h30, com produção e apresentação de Fred Miranda, e coordenação do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.