Reprodução/Internet
O programa Saúde e Prevenção desta segunda-feira (2), às 14h, discute sobre dor e cuidados paliativos, com apresentação do jornalista Fred Miranda, e tendo como convidada a médica anestesiologista Inês Melo.
O alívio da dor e os cuidados paliativos são direitos do paciente no atendimento humanizado, aspectos do cuidado e de redução do sofrimento das pessoas. O registro clínico da dor tem se tornado obrigatório para situações de emergência em prontos-socorros e hospitais, avaliado como o quinto sinal vital, ao lado de temperatura, pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, Equipes multidisciplinares de profissionais de saúde, compostas por médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, por exemplo, podem contribuir com procedimentos e medicamentos adequados para lidar com picos de intensidades variadas e quadros crônicos de dor.
O programa Saúde e Prevenção vai ao ar toda segunda-feira, de 14h às 14h30, com produção e apresentação de Fred Miranda, e coordenação do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.