No dia 3 de Setembro de 2018, ocorreu o incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro. Maior museu de história natural do Brasil, o local tinha um acervo de 20 milhões de itens, como fósseis, múmias, peças indígenas e livros raros.
A destruição do Museu Nacional trouxe à tona problemas enfrentados por diversos museus pelo Brasil. Esses equipamentos culturais sofrem, por exemplo, com dificuldades financeiras e falhas estruturais.
Diante deste cenário, o programa Rádio Debate do dia 19 de setembro de 2018 pautou as funções dos museus e a importância desses equipamentos como patrimônios culturais. As convidadas do programa foram Graciele Siqueira, museóloga e diretora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) e Josiane Vieira, museóloga do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além da situação do Museu Nacional, o programa debateu sobre os museus no Ceará. As museólogas explicaram que elas tentam desconstruir a imagem do museu como um lugar elitizado. "O espaço do museu representa diversidade, ele tem que representar diversidade. A gente tem que se aproximar do público, e o papel da comunicação é muito importante, que aquele acervo também pode representar você", explica Josiane Vieira.
O Rádio Debate é exibido de segunda a sexta, às 11h30, tem apresentação de Pedro Vitor, produção de Raquel Chaves e apoio à produção de Luís Valente.