Foto: Júnior Panela/UFC
Excepcionalmente nesta segunda-feria (14), o Rádio Debate não será transmitido como tradicionalmente. As 11h30, o programa dará lugar a uma nota de pesar em homenagem ao jornalista Agostinho Gossón. Abaixo, segue a nota na íntegra:
Com pesar e saudade sem tamanho, a Rádio Universitária FM e a produção do programa Rádio Debate comunicam que, excepcionalmente hoje, não haverá transmissão do programa. A Universidade Federal do Ceará (UFC) mantém luto oficial de três dias pela morte do querido Agostinho Gósson, ocorrida na noite da última sexta-feira, dia 11 de dezembro de 2015.
Nosso Agostinho Gósson tem uma história que se confunde com a própria história da Universitária FM. Por mais de 15 anos, ele foi diretor executivo de nossa emissora, e, por mais de 15 anos, apresentou o programa Rádio Debate. Ele afastou-se de nossos microfones no dia 24 de abril deste ano, quando apresentou seu último programa e entrou em licença médica para tratar de um câncer no fígado
A Universitária FM e seus ouvintes só tiveram a ganhar, com a firmeza intelectual da experiência e da retidão de caráter de Agostinho Gósson que, antes de partir, também exercia o cargo de Ouvidor da UFC.
O jornalista e professor foi diretor da TV Ceará e também presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado, e atuou em jornais e agências de notícias do Ceará e de outros estados brasileiros.
Docente aposentado do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Agostinho Gósson é uma referência nacional como jornalista e professor de Jornalismo, pela competência, postura crítica, compromisso ético e amor pelo jornalismo. Na condição de Ouvidor da UFC, deu contribuição fundamental para a consolidação desse setor como instância de grande relevância para o permanente diálogo da Universidade com a comunidade universitária e com a sociedade.
Agostinho Gósson, jornalista, radialista, professor, ouvidor, era, acima de tudo, um exemplo de repórter para a história do jornalismo cearense.
Aos ouvintes do Rádio Debate e da Universitária FM, nosso abraço e o compromisso de continuar o legado que Agostinho Gósson nos deixou. Terminamos essa mensagem com um trecho do “Poema da Vida”, do livro “Amor Absoluto e outros Poemas”, lançado por Agostinho Gósson em fevereiro de 2014.
“vida vai embora
acelera
fica feia
fica bela
vida vai
vida vai
vida vai
vida vai
vida vem
às vezes a vida é um trem
é tanta vida
vida aqui
vida acolá
vida em todo o lugar
que Deus quando fez a vida
vendo que a vida ia sobrar
fez a morte
e a morte é a vida
do lado de lá.”