A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi incluída, mais uma vez, na lista das melhores universidades do mundo. Conforme o QS World University Rankings, uma analista global de educação, a UFC está entre as 1.000 principais instituições de ensino superior, ocupando posição de destaque na América Latina.
A UFC também foi bem avaliada pelo ranking da Folha, como a 12ª melhor do Brasil. E ainda como a melhor do Norte e Nordeste segundo o ranking Web of Universities. São excelentes avaliações que surgem como conseqüência de um esforço de toda a Universidade com investimentos em inovação, internacionalização, capacitação técnica para melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e dos serviços prestados pela UFC.
Apesar desses muitos motivos para comemorar, a UFC vem enfrentando um momento difícil com a redução de verbas destinada à educação superior. Na UFC, o bloqueio previsto é de mais de R$ 42 milhões, só para custeio. E mais R$ 2 milhões e 290 mil de capital.
Os valores superam os 30% de redução previstos pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub. E como fazer para continuar oferecendo o mesmo serviço à sociedade, com a mesma qualidade, diante de uma redução tão significativa?
Para conversar sobre este e outros assuntos, o programa Rádio Debate da última terça-feira (7) recebeu o professor Henry de Holanda Campos, Reitor da UFC.
Você pode ouvir novamente o programa clicando no player abaixo:
No mesmo dia, a UFC divulgou nota oficial assinada pelo Reitor sobre os cortes de orçamento e a importância da Universidade para a sociedade.
O programa Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h30, com apresentação de Pedro Vítor. A produção é da jornalista Lia Aderaldo.