Reprodução/Internet
O programa Rádio Debate desta sexta-feira (2), às 11h30, discute sobre agroecologia solidária. Com apresentação de Marcos Robério, o programa terá convidados Maria de Fátima Santos, agricultora da Rede de Agricultoras e Agricultores Agroecológicos do Território Vales do Curu e Aracatiaçu; Luís Eduardo Sobral – Agrônomo e coordenador Técnico do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra); e Neila Santos, economista doméstica e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/CE).
Agroecologia significa o estudo da agricultura em uma perspectiva ecológica, e incorpora também o conhecimento popular do trato com a terra e das experiências de produção de alimentos desenvolvidas por comunidades tradicionais, como os indígenas, os quilombolas e os camponeses. As bases da agroecologia são a sustentabilidade ambiental, a eficiência econômica e a justiça social, e se amparam em tecnologias sociais para convivência com o semiárido, a exemplo da gestão compartilhada da água. No caso do Ceará, há dez anos existem feiras agroecológicas em municípios do interior como Itapipoca, em que os agricultores familiares comercializam seus produtos diretamente para os consumidores.
O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Marcos Robério, e operação de áudio de Assis Lima.