(Foto: Reprodução/Internet)
O programa Rádio Debate reestréia nesta segunda-feira (27), às 11h30, discutindo o tema da transfobia. Com apresentação de Pedro Vitor, o programa recebe ao vivo nos estúdios da Rádio Universitária FM, o presidente da Associação Transmasculina do Ceará (Atrance), Apolo Franco; o técnico de mobilização e articulação da Coordenadoria da Diversidade Sexual e conselheiro da Atrance, Kaio Lemos; e a transfeminista, escritora e pesquisadora da teoria Queer, Helena Vieira.
A transfobia é o preconceito em relação às pessoas transexuais, travestis e transgêneros. No Brasil, infelizmente, a transfobia ainda não foi tipificada como crime, o que dificulta o reconhecimento dos direitos das pessoas trans.
Segundo a ONG Transgender Europe, vivemos no país que mais mata transexuais no mundo, como ocorreu com a travesti Dandara, 42 anos, que foi brutalmente assassinada no bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE). O caso ganhou repercussão internacional e pressionou o Governo do Estado a assinar, por meio de decreto, que a Delegacia da Mulher vai atender casos de violência doméstica contra pessoas trans.
O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h30. O programa conta com a produção de Raquel Chaves, apresentação de Pedro Vitor, e operação de áudio de Assis Lima.