No livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, há um trecho que diz que “os homens atualmente compram tudo pronto nas lojas e, como não há lojas de amigos, os homens não têm mais amigos”.
Para debater sobre o tema, o programa Escutar e Pensar convidou nesta sexta-feira (13), às 14h, a pediatra e psicanalista da SPFOR, Haydée Brito, e o psiquiatra e psicanalista da SPFOR, Petrônio Magalhães Júnior.
Segundo Haydée, a amizade tem uma ligação direta com o tempo investido nas relações. “Eu vinculo muito a a amizade a ter tempo de conversa, de prestar atenção, de saber do outro”, diz. A respeito da reflexão de Saint-Exupéry, Petrônio Magalhães explica que hoje, com as redes sociais, os vínculos de amizade se modificaram. “Naquela época não havia loja para vender ou alugar amigos, mas hoje há: você pode turbinar as suas curtidas nas redes sociais comprando amigos virtuais, e aí criar uma grande ilusão que você está repleto de milhares de amigos. Mas são relações que podem se desmontar em um clique ”, afirma.
O Escutar e Pensar vai ao ar às sextas-feiras, a partir das 14h, e tem produção da SPFOR e apresentação de Maria Lívia Marchon.