18/03/20

Pianista Hercules Gomes comenta novo álbum

Hercules Gomes falará sobre os "pianeiros" e sobre as obras de Amélia Brandão Nery que ele interpreta no lançamento do Selo SESC (Foto: Rodrigo Castro/Divulgação)

Como se toca o piano brasileiro? Essa é uma das questões que movem o premiado pianista e compositor capixaba Hercules Gomes. Na noite desta quarta-feira, dia 18 de março, ele participará do programa Música Erudita comentando as faixas de seu novo álbum Tia Amélia Para Sempre.

Lançado pelo Selo SESC em janeiro, o trabalho traz a interpretação de Hercules Gomes para uma seleção de choros e outras composições de Amélia Brandão Nery. Ela faz parte do grupo de “pianeiros”, instrumentistas que tocavam em diversas ocasiões e eventos públicos, e que tiveram um papel fundamental na consolidação do que se entende como o piano popular brasileiro.

No novo álbum, Gomes difunde novas interpretações de obras de Tia Amélia, buscando preservar a maneira bem particular como ela tocava o piano. Entre as peças selecionadas, estão “Meu poeta”, dedicada a seu amigo Vinicius de Moraes, e “Cheio de Truques”, escrita para Ernesto Nazareth – que teria pedido à jovem Amélia que não deixasse o choro morrer.

Hercules Gomes já atuou como solista na OSUSP, na Orquestra Filarmônica de Montevidéu e na Jerusalem Symphony Orchestra, e recebeu láureas como o Prêmio Nabor Pires de Camargo e o Prêmio MIMO Instrumental. Em 2018, o pianista já havia dedicado o álbum Nos tempos de Chiquinha à pianista, maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga, considerada uma das fundadoras da música popular brasileira. Em Pianismo, de 2013, é possível ouvir Hercules Gomes tocar composições próprias.

O repertório do programa Música Erudita ainda traz obras do compositor estoniano Arvo Pärt. Ele desenvolveu uma técnica própria, chamada tintinabulação, inspirada no canto gregoriano medieval e na polifonia. Pärt é um dos compositores representativos do que estudiosos vêm chamando de Nova Simplicidade.

O programa Música Erudita vai ao ar diariamente, das 22h à meia-noite, com produção e apresentação de Thaís Aragão; operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Fernando Maia; e Germán Gras no apoio à produção.

Tags:, , , , , , ,

Deixe uma resposta

*