02/08/24

Novas atrações e faixas horárias estreiam na Universitária FM

Com ênfase na música, a emissora aposta na diversidade de gêneros, unindo várias gerações na mesma sintonia (Imagem: Divulgação)

A partir da semana de 05 a 11 de de agosto, a Rádio Universitária FM 107,9 estreia a Faixa Especial Noturna e a Faixa Jovem. As novidades na programação vêm para reforçar os vínculos entre ouvintes de diversos segmentos sócio-culturais e a emissora ligada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e à Universidade Federal do Ceará.

A Faixa Especial Noturna traz diferentes atrações para cada noite da semana, de segunda a sexta-feira, a partir das 20h, logo após o noticiário A Voz do Brasil. Um dos destaques é a extensão de programas tradicionais da programação, como o Encontro com o Jazz , produção de Maurício Matos, César Bezerra e Carlos Couto, e o Encontro com o Blues, com Roberto Lessa. Ao invés de encontros mais curtos ao longo da semana, eles passam a ter duas horas de duração em um só dia: blues às terças-feiras e jazz às quartas-feiras. Além disso, não dá mais para perder os Encontros, porque agora eles estão disponíveis também em podcast.

Outra atração musical que passa a ter duas horas é o Brasil Novos Sons, seu panorama da nova música brasileira. Desde maio, a seleção musical e apresentação são de João Gabriel Coelho, estudante do curso de Música da UFC. Ele se tornou bolsista da Rádio Universitária FM 107,9 em 2023 e logo passou a compor as playlists do programa, que integra a programação desde 2010, sob coordenação do jornalista Caio Mota.

E na sexta-feira, dia 09 de agosto, estreia o Soda Pop, programa de música pop de todas as eras, com apresentação de Sofia Leite, estudante de Jornalismo, e coordenação do publicitário Igor Vieira. A nova produção faz uma dobradinha com o Segue o Baile, que completa um ano na programação neste Dia dos Estudantes, trazendo pop, trap, funk, piseiro, nova MPB e outros estilos apreciados por Millenials e pela Geração Z.

Ao todo, dez estudantes de graduação e pós-graduação estão envolvidos diretamente na produção dos programas da nova Faixa Jovem. Ela começa na quinta-feira, com o Brasil Novos Sons, e se estende pelo fim de semana, com o Rocketeria (sábados, das 20h às 22h) e o Zumbi - O Rap na Universitária FM (domingos, das 18h às 20h).

Com as novas faixas horárias, a Rádio Universitária FM busca cumprir sua missão de oferecer uma programação plural e de qualidade, diversificando seus conteúdos tanto no dial quanto nas plataformas digitais e promovendo o encontro de diversas gerações.

"A Rádio Universitária sempre trouxe programas de qualidade a públicos específicos, que só encontram esses conteúdos no rádio quando sintonizam a FM 107,9. O que muda é que está mais fácil se programar para ouvir essa diversidade. Programas tradicionais estão com nova roupagem e ampliamos também a participação estudantil", explica Rosane Nunes, diretora da Universitária FM 107,9.

FAIXA ESPECIAL NOTURNA

Segundas-feiras
20h - Noite de Serenata
Canções de seresta tocadas ao vivo nos estúdios da Universitária FM. Produção e apresentação de Nelson Augusto.

21h - Vozes e Versos
Revista semanal de cultura e arte com foco na música e na literatura, em diálogo com as cenas artísticas. Produção e apresentação de Ana Paula Farias.

Terças-feiras
Das 20h às 22h - Encontro com o Blues
Roberto Lessa apresenta repertório voltado exclusivamente para o gênero, trazendo informações e notícias sobre artistas, estilos e lançamentos.

Quartas-feiras
Das 20h às 22h - Encontro com o Jazz
Maurício Matos, Carlos Couto e César Bezerra apresentam as diversas modalidades de jazz, trazendo a cada edição músicos, histórias, entrevistas e novidades do mundo do jazz.

Quintas-feiras
Das 20h às 22h - Brasil Novos Sons
Seu mapa da nova música popular brasileira, com artistas que despontam no cenário musical. Apresentação e seleção musical de João Gabriel Coelho e coordenação de Caio Mota.

Sextas-feiras
20h - Segue o Baile
Seu esquenta universitário para o fim de semana traz música e agenda de rolês, com produção de estudantes da UFC. Apresentação de Vitória Rassanth e Pedro Gabriel, e coordenação de Thaís Aragão.

21h - Soda Pop [Estreia] O novo programa da Universitária FM traz música pop de todas as eras e promete fazer uma dobradinha com o Segue o Baile para animar o “sextou”. Apresentação de Sofia Leite e coordenação de Igor Vieira.