O programa Musicultura entrevista o cantor e compositor Pingo de Fortaleza sobre o seu LP Centauros e Canudos Redivivo. O LP Centauros e Canudos foi relançado em formato de LP e CD no último sábado (14). O disco de 1986 tem 12 músicas e é inspirado pela história do cearense Antônio Conselheiro e do massacre da comunidade de Canudos, na Bahia.
O disco traz o encante de 1986, com texto de Firmino Holanda escrito manualmente por Falcão, que faz referências históricas em diálogo com as canções. “O Redivivo agora traz um texto explicativo em que eu faço uma viagem desde a concepção do disco até os dias atuais, passando por minha ida a Canudos, a peça O Conselheiro e Canudos, a minha ida para a romaria de canudos durante dez anos, minha ida para a Alemanha num simpósio sobre Canudos, até outros eventos similares com questões relacionadas à questão da terra”, explica Pingo de Fortaleza.
Nessa nova roupagem de 2018, o LP/CD Centauros e Canudos Redivivo mantém 9 faixas com os arranjos originais do disco de 1986, acrescidas de novas vozes de Pingo de Fortaleza e algumas de um com coro feminino, além de uma faixa inédita intitulada Centauros e Canudos Redivivo composta em parceria com Augusto Moita, com arranjo de Tarcísio Lima.
O programa Musicultura vai ao ar toda quarta, às 16h, e é produzido e apresentado pelo professor Pedro Rogério.