O programa Música Erudita desta quinta-feira (12), que inicia às 22h, tem como tema as sonatas. Esta edição será dedicada às Sonatas para Piano compostas por Joseph Haydn.
A sonata é uma composição musical feita para um ou mais instrumentos. O nome, de origem italiana, foi utilizado inicialmente para classificar as músicas que não eram cantadas. Vários outros gêneros musicais que não tinham vocais também foram chamados de sonatas.
No começo do Século XVII, dois tipos de sonata se destacavam: as feitas para apresentações em igreja e as sonatas de câmara. Nessa época tornou-se padrão a sua execução por um instrumentista solo ou por trios. As sonatas tocadas em duetos, geralmente com piano e violino, também passaram a ser muito usadas.
Franz Joseph Haydn foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado classicismo vienense ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, também chamados de a Trindade Vienense. É considerado um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Classicismo. Haydn é escreveu sonatas para piano, trios, divertimentos e missas, que se tornou a base do estilo clássico de composição de música erudita. Além disso, escreveu também algumas músicas de câmara, óperas e concertos.
O programa Música Erudita é exibido diariamente, às 22h, tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra.