17/01/17

Música Erudita apresenta Johann Sebastian Bach

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (17), de 22h à meia-noite, apresenta as Variações Goldberg e 19 cantatas seculares de J.S. Bach (1685-1750). As Variações Goldberg são uma série de obras instrumentais criadas por Bach em 1741 originalmente para o cravo, e no programa desta noite ouviremos em uma versão para trio de cordas (violino, viola e cello). As cantatas seculares bachianas são peças vocais sem textos religiosos ou litúrgicos, criadas pelo compositor para festividades públicas e eventos particulares, inspiradas em textos mitológicos ou alegóricos.

Johann Sebastian Bach nasceu em 21 de março de 1685 na cidade de Eisenach, no antigo Sacro Império Romano-Germânico, no território da atual Alemanha. A família Bach era composta por seguidas gerações de músicos, entre eles o pai do compositor, Johann Ambrosius, e o primo, Johann Christoph, com quem teve ainda na infância as primeiras aulas de órgão e teclado. A família era luterana e a religiosidade influenciou bastante na obra de Bach, que além da composição, também se dedicou à regência, como maestro e educador, e a dominar diversos instrumentos musicais, como cravo, órgão, violino e viola clássica.

Bach é um dos principais nomes do período barroco, e um dos maiores expoentes e organizadores da música erudita de matriz europeia. Possui mais de mil composições em catálogo para formações diversas, desde instrumentos solo, conjuntos de música de câmara, música sacra, suítes, corais, oratórios e peças orquestrais. Entre as criações mais representativas da obra de Bach, estão O Cravo Bem-TemperadoOs Concertos de Brandemburgo, a Missa em Si Menor, e a incompleta A Arte da Fuga. Bach faleceu em 28 de julho de 1750, em Leipzig, após uma mal-sucedida cirurgia de catarata que o cegou. Tornou-se uma referência para inúmeros compositores que o sucederam, a exemplo de Mozart, Beethoven, Debussy, Heitor Villa-Lobos, entre outros.

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*