09/08/16

Música Erudita apresenta o duo de pianos Labèque

Reprodução/Internet

O programa Música Erudita desta terça-feira (9), de 22h à meia-noite, apresenta o duo de pianos francês Labèque, composto pelas irmãs Katia e Marielle Labèque. O repertório desta noite é dedicado ao piano a quatro mãos, executado por uma dupla de pianistas. As obras escolhidas são as Danças Eslavas opus 46 e opus 72 de Antonín Dvorák (1841-1904) e a série de 21 Danças Húngaras, de Johannes Brahms (1833-1897), na interpretação do duo Labèque.

O checo Dvorák e o alemão Brahms eram contemporâneos, compositores do Romantismo europeu do século XIX e produziram essas coleções de músicas para o formato de dueto de pianos. Ambos posteriormente realizaram adaptações e arranjos dessas peças para o conjunto da orquestra, o que no meio musical é chamado de orquestração. É notório o fato de que Dvorák se inspirou nas obras de Brahms, compositor reconhecido na época, para compor o ciclo das 16 Danças Eslavas, agrupadas em dois grupos, opus 46 e opus 72. Tanto nas Danças Eslavas como nas Danças Húngaras, há uma clara inspiração nacionalista, com pesquisa de temas folclóricos europeus, e incorporação de elementos da cultura popular na música de concerto.

As irmãs Katia (1950-) e Marielle Labèque (1952-) nasceram na cidade de Bayonne, próximo da fronteira entre França e Espanha, na região norte do País Basco. Os pais delas eram envolvidos com música; o pai foi cantor no Coral Operístico de Bordeaux, e a mãe, a italiana Ada Cecchi, foi a primeira professora de música das duas. Katia e Marielle se graduaram pelo Conservatório de Paris em 1968. Desde então, formaram o Duo Labèque e têm se dedicado à performance e à gravação do repertório para piano a quatro mãos. O disco de estreia, de 1969, traz a peça Visions De L'Amen, do compositor francês Olivier Messiaen (1908-1992). A mais recente produção da dupla, de 2015, Double Piano Concerto, registra a composição do norte-americano Phillip Glass (1937-).

O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*