Reprodução/Internet
O programa Música Erudita desta quinta-feira (3), de 22h à meia-noite, apresenta a obra do compositor alemão Johann Wilhelm Wilms (1772-1847). Entre as peças selecionadas para audição do programa desta noite, estão o Concerto para piano em Dó Maior opus 12, o Concerto para flauta em Ré Maior opus 24, a Sinfonia nº 6 em Ré Menor opus 58 e a Sinfonia nº 7 em Dó Menor, na interpretação do grupo alemão Concerto Köln, regido pelo maestro Werner Ehrhardt.
Johann Wilhelm Wilms nasceu em 30 de março de 1772, em Witzhelden, no interior da Alemanha. Iniciou a formação musical ao aprender os fundamentos de composição e de piano com o pai e um dos irmãos, e aprendeu a tocar flauta como autodidata, tornando-se posteriormente um virtuoso e solista de concerto em ambos os instrumentos. Wilms era contemporâneo do compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827), e se mudou para a Holanda em 1791.
Após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815, o rei Guilherme VI de Orange encomendou a Wilms a composição de um novo novo hino nacional da Holanda, Wien Neêrlands bloed (Quem tenha sangue holandês), com texto de Hendrik Tollens, oficialmente adotado entre 1816 até 1932. Compôs 7 sinfonias, além de peças de música de câmara, como sonatas para piano e quartetos de cordas. Também atuou como jurados em concursos de composição, escreveu artigos sobre música erudita para jornais e revistas especializadas, e foi organista principal da igreja Mennonite de Amsterdã por 23 anos. Faleceu em 19 de julho de 1847, aos 75 anos de idade, na capital holandesa.
O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Adalberto Inácio e Assis Lima.