Até o fim de agosto, às sextas-feiras, artistas e pesquisadores apresentarão os álbuns de violão que produziram para os ouvintes do Música Erudita. O virtuoso violonista cearense Nonato Luiz é o primeiro convidado do programa da série, que começa a ser transmitida nesta sexta-feira (13).
Concertista com carreira internacional consolidada, Nonato Luiz está relançando nas plataformas digitais o álbum Baião Erudito, com obras de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira e outros grandes nomes do cancioneiro nordestino. No programa, ele explica que o termo “erudito” no título do trabalho se deve ao tratamento estilístico empregado nos arranjos que compôs para as obras.
O segundo programa trará a violonista e pesquisadora Thaís Nascimento, que apresentará seu álbum Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão. No repertório do dia 20 de agosto, estarão arranjos para Chiquinha Gonzaga e obras originais de nomes da produção mais recente, como Lina Pires de Campos, Andrea Perrone e Lúcia Teixeira. A produção é inspirada e dedicada à violonista, pesquisadora e professora Mayara Amaral, pioneira na pesquisa e na difusão de obras de compositoras, que morreu por feminicídio em 2017.
Finalmente, no dia 27, dois ciclos inéditos do compositor paulista Francisco Mignone para violão serão apresentados pelos violonistas Fernando Araújo e Celso Faria e pela soprano Mônica Pedrosa. Eles são os artistas envolvidos na produção do álbum lançado pelo Selo SESC que traz, entre outras obras, os “Manuscritos de Buenos Aires”. Desconhecidas até 2017, essas obras apareceram na capital argentina, entregues na portaria do Instituto Nacional de Musicologia Carlos Vega.