Reprodução/Internet
O programa Música Erudita desta terça-feira (7), de 22h à meia-noite, apresenta o repertório do violoncelista brasileiro Antonio Meneses (1957-). Entre as peças selecionadas para audição do programa desta noite, estão Etius Melos, de Ronaldo Miranda, Cantoria nº 1 para violoncelo solo, de Marlos Nobre, e Preambulum, de Almeida Prado. Na segunda parte do Música Erudita, a Orquestra Sinfônica Nacional, regida pela maestrina Lígia Amadio, executa a obra Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno.
Antonio Meneses nasceu em 23 de agosto de 1957, em Recife (PE), e pertence a uma família de músicos. Com um ano de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro, pois o pai, José Jerônimo de Meneses, conseguiu um emprego como trompista na Orquestra do Theatro Municipal. Inicia o aprendizado do violoncelo aos 6 anos de idade, e aos 17, transfere-se para a Europa, para estudar música em Dusseldorf e Stuttgart, na Alemanha.
Após vencer o Concurso Internacional de Munique (1977) e o Concurso Tchaikovsky de Moscou (1982), consolida uma carreira internacional no campo da música erudita. A partir de então, teve oportunidade de trabalhar com maestros reconhecidos, como Herbert von Karajan, Claudio Abbado, Riccardo Muti e Mstislav Rostropovich, em orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a do Real Concertegebrow de Amsterdã, a Sinfônica da NHK de Tóquio, entre outras. Possui extensa agenda de concertos pelo mundo, e realiza anualmente master classes e oficinas de aperfeiçoamento em importantes festivais e eventos realizados em países das Américas, da Europa e da Ásia. Desde 2007, é radicado na Suíça, onde dá aulas de violoncelo no Conservatório de Música de Berna.
O Música Erudita é transmitido todos os dias, de 22h à meia-noite, e tem produção e apresentação de Leovigilda Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.