Reprodução/Internet
O programa Memória 107 deste domingo (24), às 14h, homenageia a cantora Elza Laranjeira. Elza Laranjeira nasceu no dia 16 de junho de 1925 na cidade de Bauru (SP) e faleceu no dia 22 de julho de 1986, em São Paulo (SP). Na última sexta-feira, 22 de julho de 2016, são exatos 30 anos de saudades da cantora. Elza foi casada com o também cantor Agostinho dos Santos (1932-1973), e considerada uma das principais intérpretes de samba-canção e do repertório da compositora Dolores Duran.
Intérprete de performance vocal bastante agradável, identificada com o estilo romântico, antes de sua atuação musical formou-se professora, mas acabou tentada a atuar no rádio. A estréia aconteceu na cidade de Rio Claro, na emissora Rádio Club (PRF-2) em São Paulo. Logo depois, inscreveu-se na Rádio Cruzeiro do Sul para tentar a sorte. Elza foi solicitada para substituir a cantora Leny Eversong ao microfone, obtendo grande êxito, uma vez que, assim como a colega, cantava bem em inglês.
Deste fato, surgiu o primeiro contrato assinado de Elza Laranjeira. Em seguida, passou a trabalhar profissionalmente na noite paulistana como crooner em boates como a Oásis. Depois, o comunicador Blota Junior a levou para a Rádio e a TV Record de São Paulo, onde permaneceu durante muitos anos. O maior sucesso de Elza Laranjeira foi o registro do samba-canção Eu Sei que Vou Te Amar (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes), gravado em 1959. Elza chegou mesmo a dedicar um LP inteiro à referida dupla de compositores – A Música de Jobim e Vinicius, com várias criações inéditas.
O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, e traz seleções relacionadas a dados, fatos e efemérides da música popular brasileira.