17/02/17

Memória 107 celebra 70 anos de Cátia de França

Reprodução/Internet

O programa Memória 107 do próximo domingo (19) homenageia, a partir de 14 horas, os 70 anos de nascimento da cantora e compositora Cátia de França. Catarina Maria de França Carneiro, nasceu no dia 13 de fevereiro de 1947, em João Pessoa (PB).

Desde pequena, Cátia se interessou por música. Ainda jovem, aprendeu a tocar piano, violão, sanfona, flauta e percussão. Nos meados da década de 1970, trabalhou como professora de música começou a compor com seu primeiro parceiro, o poeta Diógenes Brayner, participando de diversos festivais. Logo depois, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu músicos e compositores como Zé Ramalho, Xangai, Amelinha e Sivuca.

Em 1979, Cátia lançou seu primeiro LP 20 palavras ao redor do sol, pela gravadora Epic/CBS. Nesse disco, baseado em poemas de João Cabral de Mello Neto, incluiu diversas composições de sua autoria, como Ensacado, com Sergio Natureza; Djaniras, com Sangai e Israel Semente; Eu vou pegar o metrô, com Lourival Lemes e as duas composições que a tornariam mais conhecida do grande público, Coito das araras e Kukukaya (Jogo da asa da bruxa), ambas de sua autoria e posteriormente regravadas por Amelinha e Elba Ramalho. No ano seguinte, lançou o CD Estilhaço, pela gravadora Epic/CBS, do qual a faixa-título autoral, Estilhaço, com letra do poeta Flávio Nascimento se tornou um sucesso nacional. As canções desse disco constam letras de Abel Silva, João Cabral de Mello Neto e citações de Guimarães Rosa. Ao longo da carreira, textos de outros escritores como José Lins do Rego e Manoel de Barros também inspiram as composições de Cátia de França.

Em 2005, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba a medalha Augusto dos Anjos, de reconhecimento artístico e cultural. No ano seguinte, recebeu o Prêmio de Maestra das Artes, também concedido pelo Governo do Estado da Paraíba. Possui carreira paralela de escritora, já tendo escrito cordéis, tais como A Peleja de Lampião Contra a Fibra Ótica e Saga de Zumbi, que foi publicado em 8 volumes; e livros de temática infanto-juvenil, como Falando da natureza naturalmente. O mais recente CD de Cátia de França é o álbum Hóspede da Natureza, lançado no ano de 2016.

O programa Memória 107 vai ao ar todos os domingos, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Nelson Augusto, operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Assis Lima, e traz seleções relacionadas a dados, fatos e efemérides da música popular brasileira.

Deixe uma resposta

*