Reprodução/Internet
O programa Escutar e Pensar desta sexta-feira (27), às 14h, discute sobre sexualidade infantil e erotização precoce. Com apresentação de Maria Lívia Marchon, o programa terá como convidadas as psicanalistas Lourdes Negreiros e Micheline Helena.
O médico austríaco Sigmund Freud (1856-1939), criador da psicanálise, chocou a sociedade de Viena no século XIX ao afirmar que as crianças manifestavam aspectos da sexualidade e que o desejo delas seria a base para a mente e a sexualidade adulta. As pesquisas clínicas de Freud na época constataram que as crianças teriam diferentes fases de desenvolvimento sexual. A estimulação das zonas erógenas do corpo geraria sensações de prazer, desde a amamentação (fase oral), o controle da defecação (fase anal) e a descoberta dos órgãos genitais (fase fálica). Os pais devem acompanhar esses processos dos filhos desde a infância até a puberdade, para melhor orientá-los ao longo dessas etapas, para se tornarem jovens adultos equilibrados e saudáveis.
O programa Escutar e Pensar vai ao ar todas as sextas-feiras, de 14h às 15h, com produção e apresentação de Maria Livia Marchon, e apoio do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Fortaleza (GEPFOR).