08/03/17

Encontro com o Jazz presta tributo a Larry Coryell

Reprodução/Internet

O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (8), às 21h, apresenta um repertório em homenagem ao guitarrista e compositor estadunidense Larry Coryell (1943-2017). O programa desta noite tem produção de Maurício Matos, e apresenta obras como Blues in MadridSpaces (Infinite) Improvisation on Bolero, essa última inspirada no clássico Bolero, de Maurice Ravel. Nas gravações do programa desta noite, as participações especiais incluem músicos como Chick Corea (piano), John McLaughlin (guitarra) e Stéphane Grappelli (violino).

Lorenz Albert Van DeLinder III nasceu em 2 de abril de 1943 na cidade de Galveston, no Estado do Texas (EUA). O interesse por jazz surgiu com quatro anos de idade, e aos sete, quando a família se mudou para Seattle, começou a tocar violão e guitarra. Em 1965, Larry abandona o curso de Jornalismo na Universidade de Washington e se muda para Nova Iorque, para tentar a sorte como músico. Nesse mesmo ano, participou de jam sessions no tradicional bairro de Greenwich Village, e entrou para o quinteto de Chico Hamilton. Participou do primeiro disco do quinteto, Dealer, no ano seguinte. Mas o disco de estreia de Larry Coryell viria dois anos depois, em 1968, Lady Coryell, em homenagem à sua esposa, a cantora, compositora e escritora Julie (1948-2009). Os dois filhos do casal, Julian e Murali Coryell, também enveredaram pelos caminhos da música.

Em 1979, formou um trio com o guitarrista John McLaughlin e o violonista espanhol Paco de Lucía, e realizaram várias turnês. Nos anos 1980, Larry teve problemas com uso de drogas e foi substituído no conjunto pelo guitarrista Al di Meola. Ainda nessa mesma década, participou de gravações com nomes como Charles Mingus e Sonny Rollins, além dos brasileiros Laurindo Almeida (1917-1995) e Dori Caymmi. Larry Coryell é considerado como um dos padrinhos do jazz fusion, vertente do jazz com misturas de rock, blues e até country. Faleceu aos 73 anos de idade, no último dia 19 de fevereiro de 2017, de insuficiência cardíaca, em Nova Iorque.

O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.

Deixe uma resposta

*