Reprodução/Internet
O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (8), às 21h, apresenta um repertório em homenagem ao guitarrista e compositor estadunidense Larry Coryell (1943-2017). O programa desta noite tem produção de Maurício Matos, e apresenta obras como Blues in Madrid, Spaces (Infinite) e Improvisation on Bolero, essa última inspirada no clássico Bolero, de Maurice Ravel. Nas gravações do programa desta noite, as participações especiais incluem músicos como Chick Corea (piano), John McLaughlin (guitarra) e Stéphane Grappelli (violino).
Lorenz Albert Van DeLinder III nasceu em 2 de abril de 1943 na cidade de Galveston, no Estado do Texas (EUA). O interesse por jazz surgiu com quatro anos de idade, e aos sete, quando a família se mudou para Seattle, começou a tocar violão e guitarra. Em 1965, Larry abandona o curso de Jornalismo na Universidade de Washington e se muda para Nova Iorque, para tentar a sorte como músico. Nesse mesmo ano, participou de jam sessions no tradicional bairro de Greenwich Village, e entrou para o quinteto de Chico Hamilton. Participou do primeiro disco do quinteto, Dealer, no ano seguinte. Mas o disco de estreia de Larry Coryell viria dois anos depois, em 1968, Lady Coryell, em homenagem à sua esposa, a cantora, compositora e escritora Julie (1948-2009). Os dois filhos do casal, Julian e Murali Coryell, também enveredaram pelos caminhos da música.
Em 1979, formou um trio com o guitarrista John McLaughlin e o violonista espanhol Paco de Lucía, e realizaram várias turnês. Nos anos 1980, Larry teve problemas com uso de drogas e foi substituído no conjunto pelo guitarrista Al di Meola. Ainda nessa mesma década, participou de gravações com nomes como Charles Mingus e Sonny Rollins, além dos brasileiros Laurindo Almeida (1917-1995) e Dori Caymmi. Larry Coryell é considerado como um dos padrinhos do jazz fusion, vertente do jazz com misturas de rock, blues e até country. Faleceu aos 73 anos de idade, no último dia 19 de fevereiro de 2017, de insuficiência cardíaca, em Nova Iorque.
O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, sempre às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa, Everardo Sousa e Adalberto Inácio.