Reprodução/Internet
O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (25), às 21h, apresenta o repertório do pianista e compositor norte-americano Dave Brubeck (1920-2012), um dos mais importantes nomes do jazz mundial, expoente do cool jazz e do jazz da Costa Oeste dos Estados Unidos. O programa tem produção e apresentação de César Augusto Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio. Na seleção do programa de hoje à noite, estão faixas do disco Time Further Out - Miro Reflections (1961), do quarteto Dave Brubeck, com Dave ao piano, saxofone de Paul Desmond, Eugene Wright no contrabaixo acústico e Joe Morello na bateria. O referido álbum também possui capa produzida pelo artista plástico espanhol Joan Miró (1893-1983).
David Warren Brubeck nasceu em 6 de dezembro de 1920, em Concord (EUA), cidade do estado norte-americano da Califórnia localizada na área da baía de San Francisco. Dave iniciou os estudos de piano em casa com a mãe, aos 4 anos de idade. Por influência do pai, decide estudar medicina veterinária na Universidade of the Pacific, em Stockton. Muda de curso e começa a estudar música no conservatório da mesma instituição, apesar de ter dificuldades para ler partituras, mas muita habilidade para harmonia e contraponto.
Em 1942, Brubeck é convocado para servir na Segunda Guerra Mundial. Fez sucesso ao tocar piano em um recital beneficente da Cruz Vermelha Internacional e assim foi poupado de atuar em combate na Europa para formar o grupo The Wolfpack, com músicos brancos e negros do Exército norte-americano. Em 1944, encontra o saxofonista Paul Desmond, com o qual teria longa parceria na área musical. Retorna do serviço militar e estuda fuga e orquestração com o compositor e professor francês Darius Milhaud (1892-1974), que o orienta a aplicar fundamentos da teoria musical europeia no jazz.
De 1951 até o final de sua vida, mantém em atividade o Dave Brubeck Quartet, após ter experimentado a formação de octeto na década de 1940. Nos anos 1950, o grupo participa de importantes turnês pelos Estados Unidos, ao lado de ícones do jazz como Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Stan Getz. Em 1959, o quarteto lança o álbum Time Out, que se tornou um clássico do repertório do jazz, com canções antológicas como Take Five e Blue Rondo a la Turk. Dave Brubeck faleceu de parada cardíaca em 5 de dezembro de 2012, em Norwalk (EUA), na véspera de comemorar 92 anos.
O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe.