Reprodução/Internet
O programa Encontro com o Jazz desta segunda-feira (14), às 21h, apresenta o repertório da cantora italiana Roberta Gambarini, com destaque para interpretações de obras de Cole Porter, Benny Carter, Thelonious Monk e uma versão de Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O programa de hoje tem produção e apresentação de César Bezerra, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.
Roberta Gambarini nasceu em Turim, na Itália, em 1972. Aos 12 anos de idade, começou a estudar clarineta, piano e composição musical, e já tinha influências de artistas como Louis Armstrong, Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Com 17 anos, passou a se apresentar regularmente em festivais e clubes de jazz no norte italiano, até se mudar para Milão ao atingir a maioridade, quando conseguiu trabalho em emissoras de rádio e televisão locais.
Em 1998, Gambarini foi agraciada com uma bolsa de estudos no Conservatório de Música da Nova Inglaterra, em Boston, e se mudou para os Estados Unidos. Duas semanas após ter chegado na América, Roberta surpreendeu com o 3º lugar no Festival Internacional Thelonious Monk de Vocais Jazzísticos (Thelonious Monk International Jazz Vocal Competition), o que garantiu inserção para a cantora no cenário de jazz de Nova Iorque. O primeiro disco, Easy to Love, de 2006, muito bem recebido pela crítica especializada, foi indicado ao Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Jazz cantado. Outros CDs da cantora italiana radicada nos EUA incluem You are there (2007) e So in Love (2009).
O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Bezerra, Maurício Matos e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.