Paquito D'Rivera recebeu 13 Prêmios Grammy na carreira, e é considerado um dos principais nomes do jazz e da música instrumental do mundo. (Foto: Guy Fonck)
O programa Encontro com o Jazz desta quarta-feira (19), às 21h, apresenta o saxofonista e clarinetista cubano Paquito D'Rivera, com o repertório do recém-lançado CD Paquito & Manzanero (2016), disco em que o músico interpreta obras do compositor mexicano Armando Manzanero. O programa de hoje tem produção e apresentação de Carlos Couto, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.
Paquito D'Rivera nasceu em Havana, em 4 de junho de 1948. Estreou aos 10 anos de idade com a Orquestra do Teatro Nacional de Cuba, e aos 17, tornou-se solista da Orquestra Sinfônica Cubana. Estudou composição, harmonia, saxofone e clarineta no Conservatório de Havana. Posteriormente, tornou-se mundialmente conhecido como instrumentista e compositor versátil, por agregar a música latina, o jazz e a música de concerto. Por divergências políticas, desde 1981 o cubano vive em Nova Iorque. Paquito teve oportunidade de trabalhar com grandes nomes da música, como os trompetistas Dizzy Gillespie e Arturo Sandoval, bem como o gaitista Toots Thielemans e o saxofonista Benny Carter.
O Encontro com o Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 21h, e tem produção de César Augusto Bezerra, Maurício Matos, Carlos Couto e José Antônio Lemenhe, e operação de áudio de José Raimundo Lustosa e Adalberto Inácio.