Em continuidade à série sobre as ações da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Interior do Estado, que já teve programas dedicados aos campi de Russas, Quixadá e Crateús, o programa CASa Aberta trata, nesta sexta-feira (27/7), do que está sendo desenvolvido no campus da UFC de Sobral. Esta edição é uma reprise de um programa anterior.
Desde 2001, a UFC está presente na zona norte do Ceará. O campus de Sobral é o maior e mais antigos dos campi da Universidade no Interior. Sua chegada no Município trouxe modificações para o cenário do ensino superior local, gerou emprego e promoveu mudanças econômicas e sociais para a toda a região norte e para a cidade.
O programa recebe o diretor da UFC de Sobral e professor do curso de medicina do campus, Vicente Pinto; o professor e coordenador do curso de odontologia, Mário Moreira; e Josfran Filho, aluno do curso de odontologia.
O campus de Sobral tem oito cursos de Nível Superior. Até 2006, havia apenas o curso de medicina. A partir de então se somaram outros cursos, como engenharia elétrica, engenharia da computação, odontologia, psicologia e economia. Em 2008, foi incorporado o curso de finanças e, em 2010, o curso de música.
O CASa Aberta é exibido sexta-feira, às 16h, com apresentação de Ismael Furtado, produção de Natiele Silva e apoio da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).