Máquinas para fatiar cactáceas e colher folhas de palmeira, desenvolvidas no Departamento de Engenharia Agrícola da UFC asseguram duas novas cartas patentes à Universidade. Um de seus inventores é o Professor. Daniel Albiero, que lecionava na UFC. A fatiadora permite que cactáceas comuns do semiárido, como a palma forrageira, o xiquexique e o mandacaru, possam ser armazenadas para alimentação de animais na região.
Durante períodos de seca há pouca forragem no Nordeste, causando deficiência nutricional nos animais. As cactáceas comuns tem grande valor nutritivo e são resistentes a estiagens,, podendo ser uma solução para o problema. A máquina corta e pica o material, facilitando a ingestão do alimento, além de possibilitar seu transporte e armazenamento.
A colhedora automatizada para palhas de palmeiras aperfeiçoa a atividade , que é de grande importância para a economia nordestina. As palhas de palmeiras são usadas na produção da cera, que pode ser aplicada na preparação de vários produtos, com destaque em cosméticos e remédios. Atualmente, a palha é extraída das palmeiras com auxílio de uma foice específica fixada na extremidade de uma vara, custando tempo,muito esforço físico, e colocando o trabalhador em perigos durante a operação de corte.
A máquina é inovadora,na medida em que efetua o processo de forma automática, sendo controlada remotamente. Com uma serra acionada por motor elétrico, a ferramenta soluciona a etapa de corte garantindo agilidade e segurança para o profissional.
Fernando Jocelito para a Rádio Universitária FM