Uma das telas do francês Esteban Ubretgi (Foto: Divulgação/CJA)
A Exposição Comemorativa dos 150 anos de Iracema é composta por 18 quadros em óleo do pintor francês Esteban Ubretgi. A mostra, em comemoração à data de lançamento do clássico do escritor cearense José de Alencar, tem como sede o equipamento cultural da UFC que leva o nome do escritor: a Casa de José de Alencar, CJA.
A inspiração para as obras do pintor Esteban Ubretgi, francês casado com uma cearense, surgiu em uma viagem a Fortaleza, quando se deparou com a escultura Iracema Guardiã, de Zenon Barreto, instalada na Praia de Iracema. A exposição vem somar aos outros acervos artísticos da casa que fazem menção à obra do escritor cearense como a Pinacoteca Floriano Teixeira, mostra com obras inspiradas na obra de José de Alencar, e a Sala Iracema, onde desenhos de Descartes Gadelha inspirados na índia estão expostos.
O romance Iracema, segundo o autor significa lábios de mel em tupi, foi publicado em 1865 e traduzido para diversas línguas, como o mandarim. A obra faz parte da trilogia indianista do autor e é considerada de caráter único e universal, o que a enquadra como um clássico atemporal apesar da temática indianista.
A Exposição vai até o dia 31 de Dezembro, a entrada é gratuita.
Serviço
Exposição 150 anos, Iracema
Casa José de Alencar
Av. Washington Soares, 6055 – Messejana, em Fortaleza
Entrada Gratuita