cena do filme Paixões Que Alucinam (1963)
A Mostra Anos Rebeldes: O Cinema da Década de 60 exibe, hoje (10), o segundo filme dos cinco que serão exibidos às sextas-feira do mês de julho. Paixões Que Alucinam, um clássico de 1963, será exibido às 18h30 na Vila das Artes. A entrada é franca. A Mostra Anos Rebeldes: O Cinema da Década de 60 é realização do Cineclube 24 Quadros. O intuito é exibir e discutir alguns dos filmes considerados mais importantes dessa década.
A década de 1960 foi considerada a década mais revolucionária no mundo e é um período muito criativo e revolucionário em diversas cinematografias ao redor do mundo. O momento era de contestação e rediscussão dos modelos sociais e o cinema da época refletiu esse desejo de mudança.
Sobre o 24 Quadros
Grupo que surgiu a partir dos encontros semanais promovidos pela Vila das Artes, envolvendo amantes do cinema de diversas formações que desejavam promover a cinefilia criando um espaço de encontro, discussão e entretenimento.
Programação
3/7 - O Anjo Exterminador (1962)
Sinopse: Um casal da elite da sociedade aristocrata convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão. Mas, depois do evento, eles descobrem que estão presos em uma sala. Não há nada físico, como grades, que os prenda ali mas, ao mesmo tempo, ninguém consegue sair ou entrar daquele local: algo os faz de réfens. Enquanto os dias passam, todas as máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um.
10/7 - Paixões Que Alucinam (1963)
Sinopse: O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett (Peter Breck) compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy (Constance Towers). A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.
17/7 - O Desprezo (1963)
Sinopse: Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille (Brigitte Bardot) é casada com Paul (Michel Piccoli), um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy (Jack Palance) para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.
24/7 - Django (1966)
Sinopse: Django (Franco Nero) é um homem que arrasta consigo um caixão, onde dentro está escondida uma poderosa metralhadora. Na fronteira do México, ele está disposto a vingar a morte da sua esposa, e parte para uma luta sangrenta contra duas gangues rivais que agem na região, isso depois de fazer um acordo com o bandido local Hugo Rodriguez (José Bódalo). Só que desconfiado das intenções de Rodriguez, ele resolve se juntar a María, uma mulher que havia salvo, e os dois serão perseguidos pelo mexicano.
31/7 - Performance (1970)
Sinopse: Chas (James Fox), um violento e psicótico gângster inglês, precisa de um lugar pra se esconder. Encontra o abrigo perfeito na mansão de Turner (Mick Jagger), antigo astro do rock que agora vive recluso na companhia de Pherber (Anita Pallenberg), Lucy (Michèle Breton) e muitas drogas.
Serviço
Mostra Anos Rebeldes: O Cinema da Década de 60
Auditório da Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221 - Centro
Às sextas-feiras de julho, às 18h30
(85) 3105.1404
Entrada franca