11/10/24

Universitária FM anuncia programação de aniversário

Inaugurada em 15 de outubro de 1981, a Universitária FM completa este ano 43 anos no ar (Imagem: Divulgação)

De 13 a 20 de outubro, a Rádio Universitária FM 107,9 vai apresentar uma programação especial, em comemoração ao aniversário da emissora. Inaugurada em 15 de outubro de 1981, a RUFM completa este ano 43 anos no ar. Programas temáticos, estreias e participação de ouvintes e artistas marcam a semana de celebração.

A programação especial começa neste domingo, dia 13. Às 14 horas, acontece a estreia do Perfil de Cinema, nova produção do Cineteatro São Luiz em parceria com a Rádio. Para saudar o Centenário do Cinema Cearense, o programa — que também estará disponível em formato de podcast — destaca grandes personalidades do cinema brasileiro e cearense, e suas contribuições para o audiovisual. Neste episódio inaugural, o convidado é o pesquisador Ary Bezerra Leite, figura central na preservação e difusão da memória cinematográfica no Ceará.

Ainda no domingo (13), às 17 horas, vai ao ar o Especial Irradia, uma prévia da segunda edição do festival de rádio arte e arte sonora promovido pela Universitária FM 107,9. Além de bate-papos com artistas ligados ao campo da experimentação sonora, o programa também trará a palavra dos curadores sobre as obras selecionadas na chamada pública deste ano. Peças artísticas também serão veiculadas no especial.

O Especial Irradia, que é uma prévia da segunda edição do festival de rádio arte e arte sonora promovido pela Universitária FM, faz parte da programação especial (Imagem: Divulgação)

Na próxima terça-feira, dia 15, a programação musical da emissora será inteiramente dedicada a obras interpretadas e/ou compostas por artistas cearenses. A maratona começa às 06 horas da manhã, com o programa de música instrumental Acordes, e termina à meia noite, com o Música Erudita - Especial Mestres Cearenses. Entre os programas que destacam a música do Ceará, também estão Reouvindo o Nordeste, Brasil em Todos os Tempos e Sonorama.

Às 11h30, o Rádio Debate discute a comunicação pública e o papel das rádios universitárias. As convidadas serão a jornalista e professora Kátia Patrocínio, a jornalista e integrante do Coletivo Intervozes Iara Moura, e a jornalista e diretora da Universitária FM, Rosane Nunes.

Ao longo da semana, a audiência vai ganhar ainda mais protagonismo, podendo ter seu pedido em diversos programas ao longo do dia. O público também vai poder ouvir trechos de entrevistas veiculadas ao longo dos 43 anos da emissora, com nomes de destaque em áreas como arte, cultura, política e ciências. Essa série especial vai ao ar nos intervalos da programação.

Você pode ouvir a programação especial de aniversário da Rádio Universitária pela FM 107,9 ou em nosso site. Se preferir, baixe nosso aplicativo, disponível para Android e iOS.