Aulas do dia: Matemática, Português, História e Astronomia. Pode parecer estranho no início, mas o estudo do espaço e dos corpos celestes está ficando cada vez mais popular nas escolas cearenses.
O Estado tem sido destaque no estudo da Astronomia. Dois estudantes cearenses conquistaram medalhas de bronze na Olímpiada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada ano passado na Tailândia.
Para Dermeval Carneiro, professor do curso de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, é de muita importância o contato de jovens estudantes com o estudo do espaço.
"Quando um aluno de ensino fundamental ou ensino médio já começam aprendendo astronomia, a cultura dele de um modo geral, básica, a carga de conhecimento que ele adquire vai ter um diferencial muito grande, sobretudo se ele for para a área de ciências e tecnologias, mas não necessariamente só aí porque tem a parte da filosofia da ciência, que a astronomia estuda também".
A Astronomia é conhecida por ser uma ciência que explora diversos campos do conhecimento. Em seu estudo, são abordados conteúdos como Matemática, Física, Química e Geometria.
Mas os conteúdos estudados não são apenas teóricos. Quem estuda Astronomia aprende lições práticas que podem ser bastante úteis, como explica o professor de Engenharia Elétrica da UFC, Ednardo Rodrigues.
"Astronomia é a mãe de todas as ciências, como ela é multidisciplinar, você aprende muitas coisas, você aprende a se localizar em um local deserto, você aprende sobre estações espaciais e satélites que estão diretamente relacionados às telecomunicações, fuso horário, existem diversas aplicações".
Para incentivar o estudo da Astronomia para jovens do ensino fundamental, médio e superior, a UFC vai realizar nos dias 16 e 17 de maio a Primeira Jornada Cearense de Foguetes.
O evento vai contar com exposições, palestras e uma competição de lançamentos de foguetes produzidos pelos próprios estudantes. O professor Ednardo Rodrigues fala sobre a importância da realização da jornada.
"A importância é disseminar o ensino da astronáutica. No Brasil, nós temos alguns centros de lançamento, tem o Centro de Lançamento de Alcântara, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que fica em Natal, e às vezes falta recursos humanos, faltam pessoas capacitadas nessa área. Então o intuito é de jogar pros alunos, pro público jovem pra eles se interessarem por essa área pra que um dia a gente possa suprir alguns cargos nesses centros de lançamento. É simplesmente desenvolver a tecnologia do país".
A Jornada Cearense de Foguetes vai ser realizada em maio no Campus do Pici. Outras informações estão disponíveis no portal da UFC.
Reportagem de Fabrício Girão com orientação de Carolina Areal.