02/04/25

UFC inicia Mestrado em Gestão Cultural.

(Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Aula Inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional Gestão Cultural  na Universidade Federal do Ceará  teve como tema “Inteligência Artificial, tecnologias e diversidade cultural.

Pioneira no Brasil e voltada para trabalhadores da Cultura, a turma é fruto da parceria entre a UFC e a Fundação Itaú, com o objetivo de capacitar e também tornar a Gestão Cultural foco de pesquisas.

A FEAAC , Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, e o ICA, – Instituto de Cultura e Arte da UFC – ficarão responsáveis pela formação.

O diretor do ICA, Ivânio Lopes, esclarece a participação do Instituto no mestrado: "O ICA, ele participa com algumas disciplinas optativas que são do campo das artes e da cultura. Você tem disciplinas obrigatórias que são do mestrado, que elas também já vão ter. Os seus programas essa pegada cultural e o ICA entra especificamente com algumas disciplinas, disciplinas de ateliê, por exemplo, disciplinas que se discutem políticas culturais para compor essa proposta customizada."

Para o diretor da FEAAC,  Adriano Gordiano, a pós-graduação vem principalmente a atender a uma área que necessita de muita capacitação: " Nós estamos muito felizes porque nós estamos produzindo o programa de pós-graduação do  mestrado profissional, voltado para um campo que necessita de muita capacitação, que é o campo da gestão cultural. São pessoas que atuam no campo do teatro, no campo das artes musicais, enfim, e elas empreendem, elas começam a trabalhar em organizações privadas públicas ou do terceiro setor, mas carece de uma formação de gestão de como administrar o negócio e que muitas vezes carece de uma gestão mais profissional que possa fazer com que esses negócios se perpetuem ".

A primeira turma do mestrado em Gestão Cultural recebe estudantes do todo o país. A cearense Camila Rodrigues está entre eles: "Eu acho que é uma iniciativa muito importante, o Ceará tem uma demanda grande de gestores culturais e de agentes e essa formação só ajuda a contribuir para a qualificação dos profissionais que atuam na área."

Victor Samúdio veio do Mato Grosso do Sul e destaca a oportunidade de um mestrado na área de cultura:"  É uma área que cada vez mais vem se profissionalizando, vem ganhando mais expertise e eu acredito que esse mestrado agora, ele vem realmente colaborar, já que na turma, nessa primeira turma do mestrado, tem alunos do Brasil inteiro, assim como eu.''

A aula inaugural do mestrado profissional em Gestão Cultural da UFC contou com a presença de  Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, do Ministério da Cultura, que falou como o Minc acompanha o pioneirismo da UFC nessa área: "A UFC acaba sendo protagonista de um processo de mudança no olhar da gestão cultural mais profissionalizada. Então, o ministro pediu para eu vir aqui à Fortaleza para estar presente nesse lançamento, porque de fato é uma ação estratégica para o nosso ministério nesse momento de expansão das nossas atividades. "

Presente ao evento, o diretor presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, destacou a importância de se profissionalizar a gestão cultural: "O mundo da arte e cultura é um universo muito complexo. Você transita no mundo do direito, da administração, da contabilidade e sobretudo no mundo da arte, que é ainda mais complexo, ainda mais belo, mas está sobretudo neste lugar que é o berço da função do conhecimento estruturado, que é a universidade.''

Na sua fala o Reitor da UFC, professor Custódio Almeida, chamou atenção para a formação em gestão cultural inaugurada na UFC e destacou a importância da parceria com o banco Itaú para a realização do mestrado: "Essa parceria está possibilitando que pessoas de vários estados do Brasil possam estar conosco fazendo esse mestrado e provando que se trata de uma iniciativa necessária, porque a gestão cultural é exigida por todos aqueles que trabalham. Trabalham com cultura, que estão nos equipamentos, com 35 estudantes para iniciar, nós temos certeza que diante de uma demanda que foi muito alta, a gente vai precisar de várias turmas para responder a demanda desses equipamentos, tanto públicos quanto privados.''

A aula inaugural do Mestrado em Gestão Cultural da UFC foi ministrada pela professora Dora Kaufman, da Pontifícia Universidade Católica do São Paulo – USP – que abordou o tema “Inteligência Artificial, tecnologias e diversidade cultural.

Confira a reportagem de Fátima Leite:

 

 

Deixe uma resposta

*