16/05/16

Seminário discute gênero, sexualidade e subjetividades

Foto: Agência Brasil

 

Nesta terça-feira(17), de 8 às 12 horas, acontece o I Seminário "Conversas empoderadas e despudoradas sobre gênero sexualidade e subjetividades". O evento, que acontecerá no auditório Rachel de Queiroz, localizado no Centro de Humanidades II da UFC,  pretende discutir questões de grande relevância constituintes do universo LGBT.

O seminário é uma ação do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de fazer parte das comemorações pelo Dia Internacional de Combate à Lesbofobia, Homofobia e Transfobia.

O evento será composto por mesas de debate, intervenções artísticas e lançamento de livros. Nas mesas, serão discutidos assuntos da temática LGBT, dentre elas: "Territórios LGBTs: memória, comunhão, resistência e ferveção”; "Inquietações TRANSformadoras: compartilhando experiências transgeneras" e "Eu (também) sou aquilo que escrevo: literaturas, corpos e afetos".

Nas apresentações e intervenções artísticas, o evento recebe o músico Marco Fukuda; o prof. Dr. e performer Wellington de Oliveira Júnior, o grupo As Travestidas e a apresentação de trecho do espetáculo “Histórias Compartilhadas”, organizada pelo Outro Grupo de Teatro. Ao final do evento, acontecerá o lançamento dos livros de temática LGBT dos autores Fellipe Mário Vasconcelos e Júnior Ratts.

Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS)

colombonussO núcleo é coordenado pelo Professor Cristian Paiva e tem como objetivo desenvolver, de forma sistemática, projetos de pesquisa voltados às temáticas da subjetividade, corpo, gênero e sexualidade. Dentro do projeto são orientados produções acadêmicas (monografias, dissertações, teses e relatórios de pesquisa) que auxiliem na linha de pesquisa sobre “Diversidades culturais, estudos de gênero e processos identitários”.

Lesbofobia, Homofobia e Transfobia

No Brasil, mais de 270 pessoas foram assassinadas em 2011 tendo a sua orientação sexual ou identidade de gênero como motivação do crime. Mas além de casos extremos, essa discriminação pode ser percebida em pequenas atitudes que excluem e estigmatizam. A Lesbofobia, Homofobia e Transfobia são formas de preconceito e discriminação que atingem pessoas que, de alguma maneira, descumprem normas que hoje regulam a sexualidade e o gênero na sociedade.

movimento-lgbt

Reprodução / Internet

A cada dia 17 de maio, é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, pois nessa data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Desde então, este dia se tornou símbolo da luta por direitos humanos, diversidade sexual e contra a violência e o preconceito.

A inscrição para o I Seminário “Conversas empoderadas e despudoradas sobre gênero sexualidade e subjetividades” é gratuita e pode ser feita aqui.

Serviço
I Seminário “Conversas empoderadas e despudoradas sobre gênero sexualidade e subjetividades”
17 de Maio - 8h às 20h
Auditório Rachel de Queiroz (Centro de Humanidades II)

Deixe uma resposta

*