10/08/15

Seminário discute a proteção do Patrimônio Cultural de Fortaleza

Acontece, nesta segunda-feira (10), o Seminário Proteção ao Patrimônio Cultural de Fortaleza. O evento será realizado no auditório do Colégio Justiniano Serpa, onde será debatida a instrução de tombamento do colégio Imaculada Conceição, Igreja do Pequeno Grande, Escola Jesus, Maria, José e da Escola Estadual Justiniano Serpa.

A abertura da programação do evento acontecerá a partir das 8h, com a presença do Secretário da Cultura de Fortaleza, Magela Lima, e do diretor do Instituto de Estudos, Pesquisas e projetos da Universidade Estadual do Ceará, Plácido Aderaldo Castelo.

A partir das 9h, haverá uma mesa-redonda com o tema A importância da Proteção do Patrimônio Educacional Cearense, que discutirá as histórias e as memórias em torno do Colégio Justiniano de Serpa, Colégio Imaculada Conceição (Igreja do Pequeno Grande) e Escola Jesus Maria José. Participarão da conversa Carlos Renato Araújo Freire, mestre em história pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e Jacqueline Holanda Tomaz de Oliveira, mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A programação continua pela tarde, e, às 14h, outra mesa-redonda terá início no auditório. O tema da vez é O Registro do Maracatu Cearense como Patrimônio Cultural de Fortaleza, que terá como palestrantes a coordenadora do Dossiê do Registro do Maracatu Cearense, Danielle Cruz; o vice-presidente do Maracatu Vozes da África, Márcio Santos; e o jornalista, folclorista e produtor cultural, Paulo Tadeu.

Às 16h, o evento se encerra com a apresentação do grupo do Maracatu Vozes África, campeão do Carnaval de Fortaleza 2015.

SERVIÇO:
Seminário Proteção ao Patrimônio Cultural de Fortaleza