Hoje (22), a partir das 18h, o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará promove a roda de conversa sobre "América Latina – democracia no Brasil e consciência pachamama". Palestram o Prof. Uribam Xavier, do Departamento de Ciências Sociais; a Profª Germana Moraes, da Faculdade de Direito; e o convidado especial Lucidor Flores, da Argentina, criador do movimento Nação Pachamama e guia do Movimento Mística Andina
Movimento Pachamama
A consciência pachamama é um sentimento em comum entre os povos do movimento Nação Pachamama. Trata-se da reunião dinâmica de povos e de tradições, com o intento de retornar, conscientemente, à vida grupal, simples, lenta e compassiva, numa perspectiva de que a humanidade é uma só, compreendendo que a Terra possui direitos, logo sua vida deve ser respeitada.
Em Abril de 2013 um grupo de peregrinos da Nação Pachamama subiu as cordilheiras para encontrar um povo da Nación Qeros.
"A Nação Pachamama surge de uma inspiração dos avós dos Andes, dos homens e mulheres que nunca deixaram de compreender que precisamos valorizar à Vida como uma Mãe, que ternamente nos provê tudo, e sermos compassivos, respeitosos e ter reciprocidade com ela. Este movimento vem da raiz da indignação justa de ver a nossa mãe terra, Pachamama, devastada por políticas e negócios que não levam em conta o futuro de nosso planeta, que está vivo e alerta", relata Lucidor Flores, criador do Movimento Pachamama, no site Nácion Pachamama.
Serviço
Roda de conversa sobre "América Latina – democracia no Brasil e consciência pachamama"
Sexta-feira (22) - 18h
Auditório Luiz de Gonzaga ( Centro de Humanidades 3 – Av. da Universidade, 2995, 1º andar, Campus do Benfica).
Entrada Gratuita