05/06/24

Mumutante recebe Medalha Lauro Maia

Vereadora Adriana e co-vereadora Louise Santana, da Mandata Coletiva Nossa Cara (PSOL), homenageiam a artista Mumutante (Foto: Divulgação).

Ouça "Mumutante recebe medalha Lauro Maia" no Spreaker.

Vitória Rassanth
Especial para a Rádio Universitária FM 107,9

No último dia 24 de maio, a cantora Mumutante recebeu a medalha Lauro Maia na Câmara Municipal de Fortaleza. Muriel Cruz é também compositora, atriz, intérprete e caminha sua arte por múltiplas linguagens e expressões. Cria de Sabiaguaba, bairro da periferia de Fortaleza, a artista passou por formações em equipamentos públicos culturais, como o Theatro José de Alencar e o Centro Cultural Bom Jardim, que a municiaram na sua trajetória.
E a Mumu falou pro Zumbi - O Rap na Universitária FM, sobre sua emoção em receber a honraria:

"Acho que representa, na verdade tenho certeza, que representa uma confirmação mesmo da minha arte. Não é nada fácil viver e sobreviver de arte em Fortaleza, no Nordeste, no Brasil. E quando a gente recebe uma homenagem dessa, é uma confirmação de que as coisas estão dando certo, que tem mais gente torcendo pela gente, acreditando no trabalho. Acho que carrega essa confiança também, é muito importante."

Mumutante se apresenta na Câmara Municipal de Fortaleza. (Foto: Divulgação)

Mumutante se apresenta na Câmara Municipal de Fortaleza (Foto: Divulgação).

A Medalha do Mérito da Cultura Lauro Maia foi criada pela Câmara Municipal de Fortaleza para homenagear os destaques da cultura Cearense. Em especial àquelas ligadas à música, já que Lauro Maia foi um grande compositor nascido em Fortaleza. Mumutante foi homenageada por iniciativa da Mandata Coletiva Nossa Cara. Quem faz parte da Nossa Cara, primeira mandata coletiva eleita à Câmara Municipal, é Louise Anne de Santana. Ela falou sobre a importância da escolha e da homenagem à Mumutante:

"Nós acreditamos que é importante reafirmar como que esse corpo, que essa perspectiva de cultura e de produção cultural, que é periférica, trans e negra se reafirma sim, como corpo político. Produz cultura a partir de um lugar, a partir de um olhar, a partir de uma defesa. É importante reafirmar esse símbolo e essa disputa para esse cenário histórico. [...] Nós somos uma das cidades no mundo que mais assassina mulheres travestis. Nós somos uma das cidades que mais mata jovens negros periféricos. Então precisamos fazer com que também apresentemos, que somos a cidade capaz de reconhecer que esses corpos também produzem vida, produzem cultura, disputam a perspectiva de educação que a arte pode produzir. E a Mumu ela conjuga tudo isso."

A honraria de entrega da Medalha Lauro Maia à cantora Mumutante aconteceu na Câmara e contou com a presença de amigos da multiartista, numa emocionante conquista representativa. Além de sua performance solo, Mumutante também forma a família Fazeno Rock, somando nesse projeto musical. O artista e parceiro Mateus Fazeno Rock tinha passado aqui na rádio uns dias antes e nos contou sobre sua parceria e torcida pela amiga:

"Vitória da Mumu, honras da Mumu são honras minhas também. Ela é minha parceira do dia a dia, da estrada, da vida. Minha amiga confidente, que luta e sonha comigo. Acredito que é uma artista que ainda precisa ser muito mais valorizada, precisa de muito mais espaço, palco e incentivo. Fico muito feliz por ela. A Família Fazeno Rock vai estar toda lá honrando esse prémio ao lado dela."

A entrega da Medalha Lauro Maia reuniu amigos e admiradores da artista. (Foto: Divulgação).

A entrega da Medalha Lauro Maia reuniu amigos e admiradores da artista (Foto: Divulgação).

A solenidade inteira aconteceu em torno da ideia de que a Mumu, como um sucesso da cena musical da cidade, teve o apoio de algumas políticas públicas que ajudaram na sua subsistência e formação artística. Mesmo que essas políticas ainda sejam insuficientes para a área cultural, Mumu afirma que esse reconhecimento a fortificam na sua caminhada:

"Gratidão, alegria. Fiquei muito eufórica em saber e fui pesquisar um pouco sobre a medalha e eu fiquei mais feliz ainda, muito encantada."

É fato que esse momento marca não só a carreira da artista fortalezense Muriel Cruz, como também a vida de quem a acompanha, se inspiram por ela e se revigoram na sua vida e na sua arte. Pois ainda que seja difícil viver da arte, para muitos é impossível viver sem ela.