Ouça "Museu de Arte da UFC participa da 21ª Semana Nacional dos Museus" no Spreaker.
O museu como um lugar de cuidados e afetos, como um imenso abraço na cidade inteira. Esse é o caminho proposto pela 21ª Semana Nacional de Museus, a partir do tema: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Um caminho que também passa pelo Dia Internacional dos Museus, no próximo dia 18 deste mês.
O tema é sugerido pelo Conselho Internacional de Museus e vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que são: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Os museus entram nessa história por muitas portas e janelas: pela educação, pela inclusão social, pela promoção da saúde mental, pela conexão com a natureza. Na UFC, o MAUC - Museu de Arte dialoga com a Semana Nacional dos Museus em oficinas, debates e mostras que compõem uma programação especial, entre os próximos dias 15 e 21 de maio.
A diretora do MAUC, Graciele Siqueira, destaca o papel da comunicação e da educação do museu em oferecer atividades e conhecimentos que promovem o bem-estar público:
"O MAUC que vem se consolidando como um espaço que é acolhedor, que é afetuoso, que abraça tanto a sociedade interna como a sociedade externa à UFC, que acolhe as pautas, as agendas de programação sendo diversa, plural, participativa. E isso proporciona um ambiente confortável para nós e uma sensação de bem-estar pra sociedade que vê nesse museu é uma possibilidade de ser acolhido."
A sustentabilidade também é um aprendizado, completa a diretora do MAUC:
"Estamos avançando, estamos aprendendo, estamos discutindo sobre o uso racional da energia, da água, dos bens descartáveis que passam pela instituição."
A programação que integra o MAUC à vigésima primeira Semana Nacional dos Museus une o sustentável ao belo, convida Graciele Siqueira:
"A programação está a coisa mais linda de se ver e de se viver. Aquarelas pra iniciante, uma oficina com Alana Benigno, que é pra bordar Bispo do Rosário, práticas de conservação e preservação de documentos que isso garante a sustentabilidade e a longevidade dos nossos patrimônios. Venha fazer parte, vivenciar e ocupar esse museu que é nosso."
Outro destaque é a palestra “Teko Porã – as relações de afeto e bem-estar no espaço museológico”, com especialistas da UFC, como o professor Antonio Gilberto, referência em pesquisas nas áreas de memória e cultura.
Também participam convidados como Alemberg Quindins, da Fundação Casa Grande, Luíza Helena Amorim, do Minimuseu Firmeza e o artista indígena Suzenalson Kanindé.
A programação completa está no site mauc.ufc.br.
Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante