Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (30), a LIGA Experimental de Comunicação, projeto de extensão dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), realiza, a partir das 15h, o primeiro Cinedebate da campanha "Educação é Justiça". A iniciativa é uma parceria entre a LIGA e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA). A atividade, aberta ao público, acontece no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA) da Barra da Ceará.
Na ocasião, será exibido o documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006), do diretor João Jardim. A produção acompanha situações enfrentadas por adolescentes brasileiros no sistema de educação pública, envolvendo casos de preconceito, violência e lidando com a precariedade estrutural. Durante as filmagens, a equipe viajou por três estados brasileiros e conversou com jovens de classes sociais distintas, além de incluir também a visão dos professores acerca do cotidiano na escola.
O Cinedebate integra as ações da campanha "Educação é Justiça", lançada em 2015 em parceria com o CEDECA, com o apoio da Rádio Universitária FM. A proposta é dar visibilidade à situação de jovens em conflito com a lei que estão sob a tutela do sistema socioeducativo, além de promover a educação e os direitos humanos. Você pode conferir o material da campanha produzido aqui.
Responsável pelo desenvolvimento, a LIGA funciona como uma agência experimental de comunicação e trabalha em parceria com organizações não-governamentais, movimentos sociais e projetos internos da universidade. O programa, coordenado pela professora Glícia Pontes, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, é colaborativo e aberto aos alunos de graduação que desejam integrar as atividades desenvolvidas.
Serviço
Cinedebate Pro Dia Nascer Feliz
Segunda (30) | 15h
CUCA Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)
Gratuito