01/08/23

Jogar xadrez desenvolve o raciocínio e previne alzheimer

Em Fortaleza, existe o Alagadiço Chess Club que oferece aulas para vários níveis, livros sobre o assunto e um ambiente perfeito para fazer novas amizades (Foto: Reprodução/Internet)

Ouça "Jogar xadrez desenvolve o raciocínio e previne alzheimer" no Spreaker.

Jogar xadrez faz bem para a mente de crianças, adultos e idosos. Sua prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, ajuda na busca da compreensão e resolução de problemas, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação. Na área de saúde, o jogo, que também é conhecido como o esporte da mente, é importante para prevenir uma doença que afeta grande parcela da população mundial: o alzheimer.

Muitos outros benefícios são proporcionadas àqueles que praticam a modalidade, como explica o mestre internacional de Xadrez, Silvio Cunha Pereira:

"Ele consegue ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato simultaneamente. Isso é algo que você consegue obter na música e na literatura. Você trabalha com a parte lógica e abstrata do cérebro ao mesmo tempo. Essa característica é considerada uma das formas de você se prevenir contra o aparecimento do alzheimer nos idosos. Por quê? Porque basicamente você tem o hemisfério cerebral que cuida da parte lógica e outro hemisfério cuida da parte criativa. Quando você consegue fazer isso simultaneamente, como nessas três atividades música, literatura e xadrez, você faz com que uma área do cérebro esteja em constante comunicação com a outra área. E foi constatado que quando há algum prejuízo em uma dessas áreas cerebrais, a outra é capaz de substituir mais ou menos a contento."

O interesse pelo jogo foi significativamente impulsionado pela minissérie "O Gambito da Rainha", exibido pela Netflix. A série gerou interesse gigantesco pelo xadrez em nível mundial. Além da minissérie, a internet também foi responsável pelo aumento no número de jogadores, como destaca o mestre Silvio Cunha Pereira:

"A forma como xadrez se relacionou com a internet também contribuiu muito para o aumento dos jogadores, já que de uma hora pra outra você poderia jogar online, ter aulas online, ter aula com mestre internacional em outro país, podia acompanhar torneios online." 

Mas quem joga xadrez precisa ser muito inteligente? O mestre internacional garante que não. O que o jogo faz é treinar o cérebro.

"O que o xadrez faz é treinar o cérebro para tarefas intelectuais, ele não aumenta a inteligência, mas ele ajuda a desenvolver a capacidade intelectual que o indivíduo já tem. Este é um dos motivos porque o xadrez é uma das ferramentas mais utilizadas para auxílio didático nas escolas e universidades no mundo inteiro."

Se você ficou interessado em aprender a jogar xadrez saiba que em Fortaleza existe um clube que oferece aulas para vários níveis, livros sobre o assunto e um ambiente perfeito para fazer novas amizades. Trata-se do Alagadiço Chess Club, que funciona da Rua Leiria de Andrade, 719, no bairro Monte Castelo.

Márcia Vieira para a Rádio Universitária FM.

Tags:,

Deixe uma resposta

*