Nomes como Rachel de Queiroz, José de Alencar e Patativa do Assaré já mostraram a importância da literatura cearense para o cenário nacional. Agora, novos autores e editores têm a oportunidade de expor seus trabalhos na I Feira da Literatura Cearense.
Realizado pela Casa da Poesia, o evento abrange diversos gêneros literários e conta com 17 editores e 33 escritores, grupos literários, contadores de histórias e músicos. Para o coordenador da Feira, Almir Mota, eventos desse tipo podem ajudar novos autores a entrar no mercado:
"Nós temos uma gama de autores que consegue se sobressair nesse mercado local, mas as editoras cearenses realmente precisam cada vez mais de amparo, de apoio, de editais de livro que venham a ajudar a escoar esse mercado e a surgir também, quem sabe, novos nomes nessa literatura. Sei que tem muito nome na literatura, recheado de bons autores, mas sempre tem alguém que está fora do mercado e que, às vezes, precisa de uma mãozinha para chegar nas prateleiras".
A feira contará com lançamento de livros, oficinas, palestras, saraus, rodas de conversa, encontros, recitais e venda de obras, exclusivamente, locais. Um dos destaques é o encontro com o escritor e jornalista Xico Sá, na noite de sexta.
Nota-se uma forte presença feminina na programação: 17 escritoras, incluindo Socorro Acioli, que lançará seu novo livro, Diga Astrasgud. Almir Mota afirma que não quer que o impacto da I Feira da Literatura Cearense se limite aos fãs da literatura local:
"Eu quero que essa feira chegue bem às escolas cearenses, às escolas de Fortaleza. Que ela tenha um impacto positivo na presença de crianças, que elas conheçam esses autores. O autor cearense está na escola cearense, mas é importante que em Fortaleza, em especial, a Prefeitura valorize mais o autor cearense".
A I Feira da Literatura Cearense acontece de quinta a sábado (08 a 10), a partir das dez horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado na Rua Conde D’Eu 560, no Centro. A programação é gratuita.