Tatuagem foi o filme brasileiro mais premiado de 2013 e traz como discussão a liberdade e a política dos corpos (foto: divulgação)
Durante o mês de junho e julho, o Cineclube Vila das Artes e o projeto Telas Abertas apresentam a Mostra Cidadão do Mundo, com projeção de quatro filmes. Nesta quarta (08), é exibido o filme Tatuagem, do diretor Hilton Lacerda, às 18h30, no auditório da Vila, com entrada gratuita.
Com curadoria de Juan Lima e Paloma Pajarito, a Mostra Cidadão do Mundo tem inspiração na letra de mesmo nome da música de Chico Science e Nação Zumbi: “Encontrei o cidadão do mundo no manguezal na beira do rio”.
A proposta da Mostra é oferecer um espaço de (re)conhecimento do cinema nordestino e propiciar diálogos entre amantes e realizadores de audiovisual e, nesse sentido, foram escolhidos filmes que pudessem dar conta da necessidade de diálogo entre culturas.
O Cineclube é promovido pela Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor).
Programação:
8/7 – Tatuagem / Hilton Lacerda / Brasil / 2013 / Cor / 108 min / 16 anos
Clécio Wanderley (Irandhir Santos) é o líder da trupe teatral Chão de Estrelas, que realiza shows repletos de deboche e com cenas de nudez. A principal estrela da equipe é Paulete (Rodrigo Garcia), com quem Clécio mantém um relacionamento. Um dia, Paulete recebe a visita de seu cunhado, o jovem Fininha (Jesuíta Barbosa), que é militar. Encantado com o universo criado pelo Chão de Estrelas, ele logo é seduzido por Clécio. Não demora muito para que eles engatem um tórrido relacionamento, que o coloca em uma situação dúbia.
15/7 - O Som ao Redor / Kleber Mendonça Filho / Brasil / 2012 / Cor / 131 min / 16 anos
A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns e tensão para outros numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.
SERVIÇO:
Mostra Cidadão do Mundo – Filme Tatuagem
Quando: 8 de julho
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Horário: 18h30
Entrada franca