Como a pandemia mudou a nossa forma de perceber e sentir os espaços? Como produzir diante dessa nova realidade? Perguntas como essas permearam o imaginário de três alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFC e ajudaram a criar o projeto Eu, Nós e a Casa. A Websérie, dividida em 4 episódios, mostra o olhar de Arthur Moreira, Larissa Gondim e Raireno Maciel para os espaços que habitam e como eles refletem nos percursos traçados pelos atores.
O estudante Raireno Maciel explica que os três já estavam pesquisando sobre memória, família, cartografia e relações em um grupo de estudos na universidade, mas a pandemia mexeu com os planos deles. "Veio a pandemia e isso quebrou as nossas pernas, pois tínhamos muitos projetos em mente. Nós três conversamos um dia sobre como estávamos tristes, sem conseguir produzir, então, resolvemos estudar esse lugar de casa e os sentimentos que nos atravessavam", explica Raireno.
Natural da Paraíba, Raireno teve que voltar para sua cidade natal por conta do decreto de distanciamento social. Assim como ele, Larissa Gondim viajou para Limoeiro do Norte e Arthur Moreira para Itaitinga. De acordo com Raniero, desde março de 2020 os três amigos não se encontram presencial e todo o processo criativo da Websérie foi realizada de forma virtual e independente. "Tivemos que abandonar tudo para voltar ao antigo lar e isso não foi fácil, tinham as inquietações, os sentimentos, a família. Cada um de nós gravou algo e depois, quando vimos o material, muita coisa estava coesa. A saudade está muito presente nessa Websérie", conta o estudante.
Feliz com a concretização da Websérie, que foi contemplada pelo edital Arte Caucaia do Inciso III da Lei Aldir Blanc, Raireno espera que "esse projeto seja a porta de abertura para outras ideias, quem sabe a conclusão de curso e novos espetáculos". O primeiro episódio foi disponibilizado no canal Eu, Nós e a Casa no Youtube. Já o segundo episódio será liberado nesta sexta-feira, dia 5 de março, às 19h, no Youtube e no perfil do projeto no instagram.
Reportagem Carolina Areal