11/09/15

Coletivo Ciclanas promove conversa sobre feminismo e cicloativismo

Cena do documentário "Bikes Vs Cars" Créditos: Janice D'Avila

O Coletivo Ciclanas, em parceria com a organização Ciclovida, apresenta hoje (11), às 19h, a mesa redonda "Sobre duas rodas: caminhos para a emancipação feminina", no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento terá mediação da jornalista Sheryda Lopes, membro do coletivo e autora do blog De Bike Na Cidade, e contará com a presença das convidadas Aline Cavalcante, cicloativista paulista e uma das protagonistas do documentário Bike Vs Cars; Ivânia de Alencar, agricultora e militante cearense, fundadora da Ciclovida de Pentecostes; e Dillyane Ribeiro, advogada membro do Coletivo Urucum e mestranda em Estudos de Gênero pela Universidad Nacional de Colómbia.

As convidadas debaterão na ocasião sobre o papel da bicicleta como instrumento de emancipação feminina e também de luta a favor da ocupação do espaço público e contra o machismo e a "carrocracia", numa realidade em que, por exemplo, uma mulher andar de bicicleta em alguns países do Oriente Médio é um ato visto como ofensivo e, em contexto local, organizações e coletivos que estimulam o uso das bicicletas são criminalizados.

A mesa redonda promovida pelo Coletivo Ciclanas faz parte da programação do Mês da Mobilidade 2015, iniciativa da Ciclovida que desde o início de Setembro trouxe à Fortaleza intensa programação relacionada à mobilidade urbana e humana e que até o último sábado do mês contará ainda com palestras, oficinas e ações relacionadas ao tema. O acesso à mesa redonda "Sobre duas rodas: caminhos para a emancipação feminina" é gratuito e livre.

SERVIÇO
Mesa redonda "Sobre duas rodas: caminhos para a emancipação feminina"
11 de setembro, às 19h
Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Acesso livre e gratuito

Deixe uma resposta

*