07/06/16

Cinema do Dragão recebe VII Festival Varilux de Cinema Francês

Foto: Cena do filme "Meu Rei", da diretora Maïwenn

A partir desta quinta-feira, o Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco recebe o Festival Varilux de Cinema Francês. O festival, realizado de 8 a 22 de junho em mais de 50 cidades brasileiras, entre elas Fortaleza e Sobral, traz ao público brasileiro obras inéditas da cinematografia francesa recente. Será exibido também um grande clássico, o filme Um Homem e Uma Mulher (1966), do diretor Claude Lelouch.

Em sua sétima edição, o Festival Varilux de Cinema Francês, nas palavras do curador Christian Boudier, é um evento incentivador e difusor da cultura francesa no Brasil. Neste ano, a mostra conta com uma semana a mais de duração em relação à edição anterior, confirmando relevância e boa recepção do público. Foram selecionados 16 filmes, dentre eles produções premiadas nos festivais de cinema de Cannes e com atores vencedores do Oscar e do Cesar, o maior prêmio atribuído à sétima arte na França.

Na programação de 2016, o espectador poderá ver nas telonas o ator Omar Sy ("Intocáveis") no filme Chocolate, em que ele interpreta o primeiro artista circense negro do país. O festival traz também, direto da seleção oficial de Cannes 2015, a obra Meu Rei, da diretora Maïwenn. O filme retrata um drama familiar com ênfase em relacionamentos abusivos, estrelado pelos atores Vicent Cassel e Emmanuelle Bercot,  premiada com a Palma de Ouro de melhor atriz.

Os atores Anouk Aiméé e Jean Frame da película "Um homem e uma mulher", de Claude Lelouch.

Os atores  Jean Trintignant e Anouk Aimée /
Frame da película "Um homem e uma mulher" (1966), de Claude Lelouch

 

Como é tradição, a mostra também exibe um grande clássico francês. Em homenagem ao aniversário de 50 anos da produção, o clássico escolhido para esta edição do Festival Varilux foi o filme Um Homem e Uma Mulher, do diretor Claude Lelouch. O romance entre duas pessoas que ainda carregam as marcas de seus amores passados, interpretadas pelos atores Anouk Aimée e Jean Trintignant, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1966 e, no ano seguinte, os prêmios Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Roteiro Original.

Outro destaque desta edição é o filme Abril e o Mundo Extradionário, animação de Franck Ekinci e Christian Desmares que retrata a França da década de 1940, congelada sob o reinado de Napoleão V na Revolução Industrial, onde os cientistas desaparecem misteriosamente. A novidade é que será o primeiro filme com acessibilidade do festival. O espectador que visitar o site pode baixar gratuitamente o aplicativo MovieReading, que disponibiliza recursos de audiodescrição, legendas e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).


Ainda dentro da diversificada lista de produções, está A Corte, comédia dramática de Christian Vincent sobre um juiz linha dura que reencontra um amor do passado no banco do júri. Também estará em cartaz o filme Marguerite, dirigido por Xavier Giannoli e com Catherine Frot, vencedora do Cesar 2016 de Melhor Atriz, longa que acompanha a história da excêntrica americana Florence Foster Jenkins, que não desistiu de cantar em público apesar de não ter talento algum. Confira as sinopses de todos os filmes do festival deste ano aqui.

Além da exibição das obras, o Festival Varilux de Cinema Francês promove outras atividades, como as Oficinas de Roteiro Audiovisual, ministradas por especialistas franceses no Rio de Janeiro e Recife. Um total de 20 cidades receberá sessões educativas para formação do público. Em Brasília, São Paulo, Rio e Belo Horizonte, o evento conta com sessões gratuitas ou a preços populares, realizadas em espaços alternativos. No caso de Fortaleza, essas exibições acontecem no Cineteatro São Luiz entre os dias 8 e 11 de junho.

O Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco já disponibilizou a programação completa do Festival no espaço. Confira.


Serviço

Festival Varilux de Cinema Francês
9 a 22 de junho | A partir de 14h
Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco
(Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Entrada: R$ 12 (inteira) | R$ 6 (meia)
Mais informações: Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco

Deixe uma resposta

*