Ouça "Católicos vivem tempo de penitência e recolhimento na Quaresma" no Spreaker.
Um caminho entre terra e céu, que se percorre em 40 dias. Para os católicos, a Quaresma é esse acesso até o divino, encarnado em Jesus. Da Bíblia para a prática de cada dia, é uma trajetória por si mesmo e ao encontro do próximo, marcada por penitências e recolhimento. Um caminho difícil pela humanidade e que foi traçado desde o início da vida da Igreja Católica.
O padre Raphael Maciel, professor da Faculdade Católica de Fortaleza, aponta o sentido da Quaresma:
"A gente olha pra Quaresma, que são 40 dias, olhando também para Jesus que passou 40 dias e 40 noites no deserto se preparando para a missão que ele deveria assumir. A Quaresma tem para nós um sentido espiritual muito forte. Primeiro, porque está nos preparando para a celebração da Páscoa na Semana Santa. Depois, porque de algum modo, a cada quaresma, a gente vai aprendendo mais a domar os nossos instintos, a domar nosso orgulho, nosso egoísmo e a configurar nosso coração, cada vez mais, ao coração de Jesus crucificado e ressuscitado. Esse é o sentido da Quaresma e é isso que nós queremos viver."
Para viver a Quaresma, a tradição católica recomenda a prática do jejum, de orações e da caridade. É um tempo de penitências, reforça o padre Raphael Maciel:
"É a nossa aproximação maior com o Senhor, que a gente possa ir 'adestrando' nosso espírito para vivermos ainda mais a vida de Deus em nós. Isso vem da tradição da Igreja, vem dos próprios evangelhos quando o próprio Jesus diz que com determinada situação, a gente só as vence com jejum e oração. Todos os católicos são convidados a viver as penitências quaresmais, cada um escolhendo as suas para si. Porém o jejum, segundo o direito canônico, é restrito a pessoas de 14 a 60 anos. E aqueles que têm algum tipo de enfermidade, que não podem praticar o jejum, são desobrigados segundo o direito canônico."
O sacerdote orienta os fiéis que não conseguirem cumprir a penitência:
"Sem problemas. Eu volto a fazer novamente. E se for o caso, eu vou até algum sacerdote - durante a quaresma, a gente deve procurar, com um pouco mais de frequência, o sacramento da confissão - e falo para o sacerdote que houve esse lapso e volto a fazer novamente. Isso é o mais importante, que a gente retorne a fazer não tendo como desculpa que já que eu deixei de fazer, eu deixo de lado a penitência."
A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa.
Reportagem de Ana Mary Cavalcante