Ouça "Campanha da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia orienta sobre afasias" no Spreaker.
A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação. O problema é consequência de uma lesão cerebral e atinge aspectos como a capacidade de falar, de ler e de escrever.
A coordenadora do Comitê de Linguagem Oral e Escrita do Adulto e Idoso, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Bárbara Costa, explica:
"Ela pode ser uma afasia que afeta mais a expressão da linguagem, que é a capacidade da pessoa de falar, de articular as palavras, de lembrar das palavras. Ou ela pode afetar mais a compreensão, ela fala, ela faz frases, mas ela não consegue entender o que as outras pessoas falam. Uma característica bem comum da afasia são o que a gente chama de anomias, que é a a dificuldade que a pessoa tem de dizer o nome das coisas. É um sintoma muito comum. A pessoa sabe o que que ela quer falar, mas o nome do objeto ou o nome da pessoa não vem."
A afasia se manifesta de forma rápida, completa a especialista:
"Se perceber essa mudança muito brusca, muito rápida da pessoa começar de uma hora pra outra falar enrolado ou não entender tem que ir pruma emergência porque isso é um sinal, pode ser um sinal de que tem um AVC acontecendo ou uma outra doença neurológica."
Traumatismos cranianos e tumores cerebrais podem levar a uma afasia. Mas o AVC é apontado como a principal causa do distúrbio. A fonoaudióloga Bárbara Costa, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, destaca os impactos da afasia na vida do paciente:
"Ocorre muitas vezes uma mudança de papéis, uma pessoa que antes era o chefe da família, que tomava as decisões, que cuidava das finanças passa de uma hora pra outra, por causa da afasia, não conseguir mais esses papéis e outra pessoa na família acaba tendo que assumir esses ajustes sociais, eles tem um impacto muito importante nas questões emocionais e na qualidade de vida de quem tem afasia e também de quem convive com a pessoa com a afasia."
A terapia fonoaudiológica é a principal forma de tratamento da afasia, indica a especialista.
"É toda baseada em exercícios mentais, cognitivos, que a pessoa tem que fazer pra estimular o cérebro a recuperar aquelas habilidades que foram perdidas."
A terapia deve ser iniciada o mais cedo possível e pode auxiliar na recuperação total ou parcial das habilidades de linguagem. Também é importante que o paciente faça o maior número de sessões ou de exercícios que conseguir, por semana.
Reportagem de Ana Mary C. Cavalcante: