16/04/18

Acessibilidade no Espaço Universitário

De acordo com pesquisadores, a maior dificuldade para que ocorra a inclusão na universidade ainda é a arquitetura do espaço físico (Foto: Guia do Estudante/UFC)

Segundo o decreto publicado em 2004 no Diário Oficial da União, é obrigatória a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A Secretaria de Acessibilidade da UFC, UFC Inclui realizou o censo do número de estudantes com algum tipo de deficiência em 2017 na universidade.

Do total de 88 alunos, 15% possuem deficiência física. O estudante da Pós-Graduação do Curso de Arquitetura, Plínio Silveira, está realizando uma pesquisa que aborda a acessibilidade no espaço universitário: um estudo dos campi da UFC em Fortaleza.

Para o pesquisador, a maior dificuldade para que ocorra a inclusão ainda é a arquitetura do espaço físico.

"No que concerne também a UFC, os desafios é porque nós temos um parque [arquitetônico] construído muito antigo, então existem muitas nuances nessa questão da adaptação desses edifícios para a acessibilidade como a legislação, vamos dizer assim, mais recente. Esses têm sido os principais desafios, além de outras questões como acessibilidade atitudinal, a atitude das pessoas em receber esses alunos, essas questões pedagógicas também."

A construção dos prédios mais novos aposta no uso de elevadores. O estudante da Pós-Graduação em Psicologia, Mauro Reis, afirma que vários erros seriam evitados se os usuários dos equipamentos fossem ouvidos.

"A gente está falando há bastante tempo dos problemas que a UFC tem que são muito simples de resolver, o ICA é um prédio enorme e poderia ter uma rampa, por exemplo, ou outro equipamento de acessibilidade não só para a deficiência física como também para sensoriais."

A professora do Departamento de Arquitetura, Zilsa Santiago, e representante da Secretaria de Acessibilidade da UFC ressalta o corte de verbas que dificulta a realização das obras de acessibilidade.

"Alguns anos atrás nós estávamos com o Reuni, com a expansão da universidade, então tinha mais verba para a expansão e com essa situação atual que estamos vivendo de governo, os recursos estão sendo cortados e isso traz dificuldades para tudo, inclusive para reforma, para terminar obra."

Entre os dias 2 e 4 de maio, vai ocorrer o VII Encontro de Ergonomia do Ambiente Construído e o VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, eventos que tratam a relevância da acessibilidade na vida da população.

A inclusão das pessoas com algum tipo de deficiência é um tema permanente dentro da universidade, assim como deve ser discutido na sociedade.

Reportagem de Karoline Sousa com orientação de Carolina Areal.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

*