Em 1 de dezembro de 2018 é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, data em que diversos países se unem para incentivar a conscientização a respeito do tema. Pensando nisso, o Memória de hoje traz o Ação Contra a Aids, transmitido pela Universitária FM em 1999. A produção foi feita pelos alunos do curso de Comunicação Social da UFC e orientada pelo professor Nonato Lima na disciplina Oficina de Rádio. O programa foi fruto de uma parceria com o projeto Radialistas Contra a Aids do Instituto de Saúde e Desenvolvimento Social (ISDS).
Na série de seis programas foram abordadas questões como o que é o HIV; por que o números de pessoas infectadas é tão alto; a importância de se orientar adolescentes a respeito do tema; os direitos dos portadores do vírus e como conviver com a doença; além de discussões a respeito dos preconceitos e tratamentos.
Dessa experiência, o professor Nonato Lima escreveu o artigo Ação contra a Aids: as marcas da cultura no discurso radiofônico. O artigo foi publicado, em 2004, no livro A Aids como Notícia, organizado pela socióloga Simone Oliveira Lima.
A série de reportagens Ação Contra a Aids teve produção e apresentação de Dalwton Moura; Andréa Olimpio; Glayco Sales; Débora Sena; Raquel Chaves; Lanna Roriz e Carolina Dumaresq; orientação de Nonato Lima e operação de áudio de Florêncio Neto e Sousa Júnior.