O Maracatu é, sem dúvida, uma das mais singulares e importantes expressões culturais do Brasil. O cortejo tem origem africana e foi trazido para o Brasil pelos escravos, que buscavam uma forma de expressar suas raízes nas senzalas. Na sua essência, o Maracatu é um cortejo que celebra a coroação do Rei do Congo.
No Brasil, o surgimento dessa expressão cultural tem divergências quanto ao local de origem. Alguns estudiosos afirmam que o Maracatu tenha surgido na Bahia, enquanto antropólogos sugerem o cortejo tenha origem em Pernambuco. No Ceará, o Maracatu chega em meados do século XIX e teve como principal difusor a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, em Fortaleza.
Ao final daquele século, a congada se espalhou por vários pontos da cidade. Só por volta de 1937 a tradição do Maracatu chegou oficialmente ao carnaval de Fortaleza, permanecendo até os dias atuais.
Em 1988, a Rádio Universitária trouxe ao ar, no programa Rádio Revista, um documentário sobre o surgimento do Maracatu no Brasil e a influência africana na cultura cearense. Produzido e apresentado por Liduína Oliveira, o programa apresentou um pouco sobre a rica história dessa expressão cultural.