27/05/15

Rádiodocumentário sobre a história do Maracatu

O Maracatu é, sem dúvida, uma das mais singulares e importantes expressões culturais do Brasil. O cortejo tem origem africana e foi trazido para o Brasil pelos escravos, que buscavam uma forma de expressar suas raízes nas senzalas. Na sua essência, o Maracatu é um cortejo que celebra a coroação do Rei do Congo.

No Brasil, o surgimento dessa expressão cultural tem divergências quanto ao local de origem. Alguns estudiosos afirmam que o Maracatu tenha surgido na Bahia, enquanto antropólogos sugerem o cortejo tenha origem em Pernambuco. No Ceará, o Maracatu chega em meados do século XIX e teve como principal difusor a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, em Fortaleza.

Ao final daquele século, a congada se espalhou por vários pontos da cidade. Só por volta de 1937 a tradição do Maracatu chegou oficialmente ao carnaval de Fortaleza, permanecendo até os dias atuais.

Em 1988, a Rádio Universitária trouxe ao ar, no programa Rádio Revista, um documentário sobre o surgimento do Maracatu no Brasil e a influência africana na cultura cearense. Produzido e apresentado por Liduína Oliveira, o programa apresentou um pouco sobre a rica história dessa expressão cultural.

Confira o programa completo:

Últimas postagens

Festival Irradia 2024 abre chamada para obras de radioarte
Sua formação literária teve início ainda nos primeiros anos como estudante, porém, fez mestrado em administração pública e ciências políticas na University of Southern e deu aulas na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Foto: Biblioteca de São Paulo)
Memória: História do escritor João Ubaldo Ribeiro
A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi fundada em 1961 e batizada em homenagem ao General Augusto César Sandino, que lutou contra a ocupação estadunidense. Ele foi assassinado por Somoza García em 1934 (Foto: Reprodução/Internet)
Revolução na Nicarágua foi tema de programa em 1990
O Centro de Debates discutiu a preservação do patrimônio histórico de Fortaleza. O programa foi ao ar em março de 1985 (Foto: Fabiane de Paula/SVM)
“Cidade e Memória” foi pauta de programa em 1985
(Foto: Reprodução/Internet)
Lino Villaventura no programa Entrevista de 1993

Deixe uma resposta

*