No dia 16 de julho de 2013, o Rádio Debate discutiu a lei 12.871/2013, sancionada pela então Presidente da República Dilma Rousseff. A lei diz respeito ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Para o debate, estiveram presentes os médicos Neile Torres, professora da Faculdade de Medicina da UFC; Tarcísio Dias, 1º secretário da Federação Nacional dos Médicos e diretor-financeiro do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec); e Dalgimar Beserra, 1º secretário do Conselho Regional de Medicina do Ceará (Cremec).
Entre as questões abordadas no programa esteve a proposta que obrigava os estudantes de Medicina a atuar por dois anos no setor de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a duração do curso de Medicina para oito anos. A mudança ocorreria a partir de 2018. Entretanto, após críticas à proposta, o Ministério da Educação resolveu revogar a medida. O Programa Mais Médicos sofreu outras alterações em 2019, no governo do presidente Jair Bolsonaro, incluindo o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba.
Ouça o programa*:
Ouça "Rádio Debate - Programa Mais Médicos (2013)" no Spreaker.
*O programa Rádio Debate veiculado no dia 16 de julho de 2013 foi apresentado por Agostinho Gósson e teve produção de Raquel Chaves. O Rádio Debate vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h30.